SóProvas


ID
310303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.

O arquivo intermediário, que constitui um dos principais elementos do programa de gestão de documentos, foi concebido para armazenar uma grande quantidade de documentos com um baixo custo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
      
    Segundo Rousseau; Couture – Os fundamentos da disciplina arquivísticas (1998: 115),
    O período de semiatividade: arquivos intermediários É o período durante o qual os  documentos “semiativos”, que formam os arquivos intermediários, seja qual for o suporte utilizado, devem ser conservados por razões administrativas, legais ou financeiras, mas não têm de ser utilizados para assegurar as atividades cotidianas de uma administração. Os documentos semiativos devem sempre responder aos objetivos da sua criação, mas a baixa frequência da sua utilização não justifica uma conservação próxima do utilizador ou em memória de computador. [...]. Se partimos do princípio que a economia de espaço e de equipamento (...) é o ponto máximo e determinante a favor da existência do período de semiatividade, compreende-se a vantagem de conservar os documentos semiativos de forma centralizada , a fim de permitir o melhor proveito de um armazenamento denso.
     

    Para finalizar uma Questão anterior aplicada pelo CESPE:
     
    (SEGER/ES CESPE 2011) A justificativa para a existência do arquivo intermediário é econômica, isto é, ele existe para armazenar os documentos que, mesmo sem consulta muito frequente, precisam ser mantidos por questões técnicas, fiscais e(ou) legais. 
    GABARITO: CERTO
  • Minha dúvida está parte que o enunciado afirma categoricamente que o arquivo intermediário tem a função de armazenar grande quantidade. 

     

  • A economia é a razão principal da criação de arquivos intermediários. Por este motivo, os custos de sua construção e dos equipamentos não devem superar em gastos os dos arquivos tradicionais.

    Fonte: Arquivo - teoria e prática, Marilena Leite Paes.