-
GABARITO: LETRA C
? Queremos a alternativa incorreta, e, conforme o Manual de Redação da Presidência da República, um dos atributos da redação oficial é a impessoalidade, logo a letra "c" está incorreta pois diz que se utiliza o caráter pessoal.
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?
-
TEMOS COMO ATRIBUTOS DA REDAÇÃO OFICIAL:
CLAREZA E PRECISÃO
OBJETIVIDADE
CONCISÃO
COESÃO E COERÊNCIA
IMPESSOALIDADE
,FORMALIDADE E PADRONIZAÇÃO
-----------------------------------------------------------------------------------------------
APROFUNDANDO:
A impessoalidade decorre de princípio constitucional (Constituição, art. 37), e seu significado remete a dois aspectos:
O primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público;
O segundo, a abstração da pessoalidade dos atos administrativos, pois, apesar de a ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão-somente da vontade estatal
.
-> Redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
A questão pede a alternativa INCORRETA, e portanto, letra C.
-
GABARITO: LETRA C
A redação oficial deve caracterizar-se por:
clareza e precisão;
objetividade;
concisão;
coesão e coerência;
impessoalidade;
formalidade e padronização; e
uso da norma padrão da língua portuguesa.
A impessoalidade decorre de princípio constitucional (Constituição, art. 37), e seu significado remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público; o segundo, a abstração da pessoalidade dos atos administrativos, pois, apesar de a ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão-somente da vontade estatal. A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal.
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.
-
Gabarito: C
-
Alternativa C. Deve-se utilizar termos de caráter impessoal, defendendo os interesses do Serviço publico.
-
Gabarito letra C para os não assinantes.
A questão pede a INCORRETA. Sendo assim, utilizar termos e expressões de caráter pessoal ofende a impessoalidade, ademais, o Manual reza que:
"Não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora. A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade. " (pág 20)
-
A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora.
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gerais da comunicação oficial e seus atributos.
a) O Manual de Redação da Presidência da República determina que "para a obtenção de clareza, sugere-se utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área". Nesse sentido, a afirmação presente nesta alternativa está correta.
b) De acordo com o MRPR, "a concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva". Nesse sentido, a afirmação presente nesta alternativa está correta.
c) De acordo com o atributo da impessoalidade determinado pelo MRPR, a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal. Sendo assim, não se deve utilizar termos e expressões de caráter pessoal, conforme afirmação presente nesta alternativa, portanto, ela está incorreta.
d) O MRPR estabelece que "o uso do padrão culto é, portanto, imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas". Sendo assim, a afirmação presente nesta alternativa está correta.
Gabarito: Letra C
-
GAB: C