SóProvas


ID
3105208
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto seguinte, do autor vencedor do concurso promovido, em 1844, pelo IHGB, sobre “Como se deve escrever a história do Brasil”, citado por Lilia Moritz Schwarcz, em Inaugurando a história e construindo a nação.

“Devia ser ponto capital para o historiador flexivo mostrar como no desenvolvimento sucessivo do Brasil se acham estabelecidas as condições para o aperfeiçoamento das três raças humanas que nesse país são colocadas uma ao lado da outra, de uma maneira desconhecida da história antiga, e que devem servir-se mutuamente de meio e fim”.

O autor do texto foi:

Alternativas
Comentários
  • IHGB tratou de elaborar, no início dos anos 1840, um concurso para a eleição do melhor manual sobre como deveria ser escrita a História do Brasil, que modelo deveria ser seguido e quais seriam suas fontes principais. O texto ganhador do concurso foi de autoria do naturalista alemão Karl Philip Von Martius, redigido em 1843 e publicado na Revista Trimestral de História e Geografia ou Jornal do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em janeiro de 1845, no número 24, tomo 6, abrangendo as páginas 381 a 403.

  • Nesta questão há três elementos de destaque: a historiadora Lilia Schwarcz, o trecho em si e o IHGB.
    O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro foi criado no período monárquico da história política do Brasil . Mais especificamente no início do reinado de Pedro II. Neste momento havia uma proposta de construção de uma ideia de nação cuidadosamente pensada e executada por intelectuais que cercavam o jovem e inexperiente imperador. Entre eles estava José Bonifácio de Andrada e Silva. É o contexto que envolve a criação do Instituto. Sua criação foi em 1838 a partir de sugestão do cônego Januário da Cunha Barbosa e do marechal Raimundo José da Cunha Matos. O IHGB teria por principal função promover agendas de investigação e produção de relatórios científicos sobre as diversas regiões que integravam a nação, visando assim a uma maior compreensão da complexidade brasileira e à produção de uma identidade cultural, social e política. Tais relatórios passaram a ser publicados na revista trimestral do instituto. 
    Lilia Schwarcz é uma historiadora e antropóloga brasileira. É doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo e, atualmente, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas também na USP. 
    As alternativas indicam possíveis autores do trecho transcrito. Ele foi publicado no âmbito do IHGB e versa sobre o trabalho de um historiador para construir a narrativa acerca das três “raças colocadas lado a lado no Brasil para seu desenvolvimento". 
    Somente uma das alternativas indica corretamente o autor, vencedor do concurso do Instituto em 1844 
    A) INCORRETA- Apesar de ter sido um erudito, Pedro II não publicou livros ou participou de concurso do IHGB 
    B) INCORRETA-O historiador foi um renovador da metodologia de pesquisa histórica e autor de vários estudos, onde se destaca a primeira grande obra de síntese sobre a história do Brasil: História Geral do Brasil, publicada em dois volumes entre 1854 e 1857 . Mas, não é o autor da obra citada na questão. 
    C) CORRETA- Karl von Martius fez parte da expedição organizada pela Academia da Baviera para conhecer e catalogar flora, fauna e geografia do Brasil. Chegou ao país com Dna Leopoldina de Habsburgo. No entanto, suas obras contêm também diversas pesquisas sobre etnografia, folclore brasileiro e estudos das línguas indígenas. O secretário do IHGB, Januário da Cunha Barbosa, deu ideia de uma premiação para quem respondesse sobre qual o melhor sistema para escrever a História do Brasil. O ganhador foi von Martius , que propôs uma história do Brasil que fosse ao mesmo tempo "filosófica" e "pragmática", tendo como eixo a formação de seu povo, incluindo nesta formação a "mescla das raças" 
    D) INCORRETA- José Bonifácio deixou várias obras sobre mineralogia, que foi sua especialização feita em Portugal. Não há notícia acerca de uma obra sobre teoria de História ou sobre o trabalho do historiador 
    E) INCORRETA- Johan von Spix foi um naturalista alemão que fez parte da comitiva de Leopoldina de Habsburgo quando veio para o Brasil como esposa de Pedro I. Além disso, faleceu em 1826. Portanto não poderia participar de concurso em 1844 
    RESPOSTA: Letra C.