SóProvas


ID
3105238
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em uma aproximação com o ensino da Revolução industrial, Carlos Alberto Vesentini, em O saber Histórico na sala de aula (1998), propôs estudos em sala de aula a partir de determinados tema e linguagem que eram

Alternativas
Comentários
  • O ensino da revolução industrial é complexo devido ao grande período de tempo abarcado pelo recorte cronológico das três revoluções. Utilizar meios diferenciados de mediação pedagógica em sala de aula é bastante comum e tem em Vesentini um dos grandes defensores no Brasil.

    A) Iconografia inclui diversos tipos de imagem que vão muito além da proposta do autor

    B) Para compreender as implicações do sistema de fábrica no processo da revolução industrial o uso do cinema permite abordar o tema com diferentes linguagens mais acessíveis e diversificadas. AFIRMATIVA CORRETA.

    C) O princípio da proposta do autor passa pela variedade e diversificação de fontes onde a literatura ocupa um lugar de menor importância dada a grande quantidade de aprendizado textual que já se realiza nos estudos históricos.


    D) A classe operária é certamente um dos protagonistas dos estudos sobre revolução industrial, sobretudo nas perspectivas mais progressistas mas a música não seria a melhor fonte sobre o tema já que não aborda corretamente todo o recorte cronológico que vai do século XVIII ao XXI.  


    E) Quadrinhos têm limitada disponibilidade de obras que abordem o tema revolução industrial a partir de uma perspectiva válida para a prática pedagógica da história escolar. Já as máquinas são um dos pontos importantes por seu caráter de desenvolvimento tecnológico e as implicações disso para toda a sociedade. 
     
    Gabarito: B