SóProvas


ID
3105247
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto escrito pela historiadora Mary Del Priore (In: Historiografia Brasileira em Perspectiva):

“Fundada, pois, na constatação da negação e do esquecimento, a história da mulher emergiu e ganhou musculatura (…), atrelada à explosão do feminismo, articulada ao florescimento da antropologia e da história das mentalidades, bem como às novas aquisições da história social e às pesquisas, até então inéditas, sobre a memória popular. Este foi um período fundamental, no qual as feministas fizeram a história da mulher, antes mesmo dos historiadores. (…) Dois pólos fundamentais de reflexão ou duas preocupações estruturavam esta efervescência intelectual: fazer surgir as mulheres no seio de uma história pouco preocupada com as diferenças sexuais e demonstrar a opressão, a exploração e a dominação que sofriam e que as subjugava.”

Nesse texto, a autora faz referência específica a qual período histórico?

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    O Movimento Feminista surgiu no Brasil em 1975, na ocasião da instituição pela Organização das Nações Unidas (ONU) do Ano Internacional da Mulher, com os seguintes objetivos: identificar e denunciar as discriminações e as desigualdades que afetavam a situação da mulher brasileira, lutar pela liberação das mulheres enquanto sexo dominado e oprimido, promover a conquista de direitos civis para todas as mulheres e de espaços públicos de atuação para as representantes dessa minoria política. Sua existência e atuação como “novo movimento social” cujas singularidades e particularidades se inspiram nas formas e tipos originais de mobilizações antiinstitucionais e antiautoritárias que emergem nas sociedades pós-industriais nos anos 1960 e 1970 (movimentos de liberação da mulher, ecológicos, regionalistas e estudantis, contraculturais) duram até 1985.

    Fonte: www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/movimento-feminista

  • Vamo! PMPR!!

  • Embora o movimento internacional das mulheres tenha ganhado mais visibilidade na segunda metade do século XX, até mesmo por conta dos meios mais sofisticados de comunicação, ele não começou neste momento. Há ações em pról da valorização das mulheres, primordialmente depois que a mão de obra feminina passou a ser mais e mais utilizada nas fábricas e no setor de serviços, desde o final do século XIX. O trecho do trabalho da historiadora Mary del Priori refere-se a um momento bastante específico deste processo , quando passa a ser verdadeiramente historicizado. 
    Uma das alternativas indica o momento destacado no trecho
    A) INCORRETA- Em meados de 1890 havia muitas mulheres trabalhando em fábricas e no setor de serviços. Ao mesmo tempo já existiam, principalmente em países europeus, movimentos em pról da igualdade jurídica das mulheres mas, não se pode dizer que já existisse uma história da mulher enquanto tal.
    B) INCORRETA- O período pós segunda guerra não é intensamente marcado por movimentos feministas porquanto o cenário da Guerra Fria era aquele que absorvia as maiores preocupações políticas e intelectuais. 
    C) INCORRETA – No século XXI ainda há umas quantas lutas. Mulheres percebem salários, de maneira geral, mais baixos do que os homens na mesma função. Cabe a elas o trabalho de casa tendo, então, jornadas duplas ou triplas. No entanto, muitas lutas já foram travadas desde as sufragettes. 
    D) CORRETA- A década de 1970 é marcada pela popularização de muitos elementos novos na vida diária, vindos da ciência e da tecnologia. Um dos exemplos é a pílula anticoncepcional que deu maior controle da mulher sobre seu corpo. Toda a conjuntura da época estimulou o crescimento do movimento feminista e a construção de uma verdadeira história da mulher como diz o trecho
    E) INCORRETA- O período entre as duas guerras é marcado por crise de valores, crise econômica e política no mundo ocidental. Não é de uma conjuntura favorável ao movimento das mulheres. 
    RESPOSTA: Letra D.