Um exemplo pode ser encontrado no Recôncavo Baiano, no final do século XVIII. Por volta de 1789, no Engenho de Santana de Ilhéus, os escravos crioulos (nascidos no Brasil) paralisaram o trabalho, mataram o feitor, pegaram as ferramentas do engenho e refugiaram-se nas matas do entorno da região. O objetivo deles não era serem libertos da condição de escravos, mas buscar maior liberdade na escravidão. Ao menos é isso que foi sugerido pelo documento criado pelos escravos fugidos e que foi encaminhado ao seu senhor, referenciado como “Tratado proposto a Manuel da Silva Ferreira pelos seus escravos durante o tempo em que se conservaram levantados”.
GABARITO: E
Fonte com texto mais detalhado:https://brasilescola.uol.com.br/historiab/resistencia-escrava-engenho-santana-ilheus.htm
A questão está bastante vaga. Espera-se que a leitura da obra Viagem Incompleta , de João José Reis tenha sido feita ou que exista um conhecimento mínimo sobre ela. Não há na questão nenhum parâmetro que indique a resposta correta. Não há um trecho informativo. Há somente a citação da obra, o que é insuficiente.
No entanto, se a obra não for conhecida, a leitura atenta e, conhecimentos gerais sobre a questão da escravidão no Brasil poderão auxiliar na interpretação de cada alternativa assim como na escolha da alternativa correta acerca das formas de resistência à escravidão.
A) INCORRETA- A liberdade imediata sempre era o objetivo primeiro mas não o único. A entrada da questão é com o verbo ser: “ eram". E a alternativa começa com “ todas". Não há conexão.
B) INCORRETA- Nem todas as manifestações tinham como objetivo lutar contra a escravidão enquanto instituição. Havia luta por uma libertação de grupos de africanos sem que, no entanto, atingisse a instituição. A entrada da questão é com o verbo ser “ eram". E a alternativa começa com “ todas". Não há conexão.
C) INCORRETA- Essa alternativa não responde à proposta da questão. A entrada da questão é com o verbo ser “ eram". E a alternativa começa com “ todas". Não há conexão.
D) INCORRETA- As formas de resistência não estão necessariamente vinculadas à origem étnica.
E) CORRETA- As formas de resistência eram, segundo o autor, variadas. Apresentavam diversas formas.
Gabarito do Professor: Letra E.