NBR 7199 – Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações
4.7.2 Espessura mínima para vidro flotado ou impresso
Peças de vidro flotado ou impresso, a serem utilizadas em esquadrias, para formar um conjunto, devem atender aos requisitos especificados na ABNT NBR 10821-2, para as pressões de vento aplicadas conforme altura da edificação e a região do país, e desta forma podem apresentar espessuras menores do que os valores obtidos no cálculo.
A espessura nominal mínima de vidro flotado ou impresso é de 3 mm, mesmo que os resultados da aplicação da fórmula e os resultados dos ensaios em esquadrias indiquem espessuras menores.
O vidro flotado (float) recebe esse nome pela sua capacidade de flutuar no estanho. São vidros de elevada planeza, uniformes e com poucas distorções ópticas. Podem ainda ser recozidos e recortados.
Já o vidro impresso é o vidro fantasia, com texturas e desenhos em relevo produzidos pelos rolos metálicos durante a sua fabricação.
De acordo com a NBR 7199 – Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações, os dois tipos de vidro, flotado e impresso, devem possuir uma espessura nominal mínima de 3 mm.
Gabarito do Professor: Alternativa B.