SóProvas


ID
3107563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      Juliano, de trinta anos de idade, analista de sistemas, foi levado ao hospital pela mãe, que relatou que, havia dois dias, o filho tinha deixado de comer, tomar banho e sair de casa. No atendimento, Juliano fez o seguinte relato: “Parei de comer porque eles deram um jeito de colocar veneno de rato na minha comida. Eles querem se livrar de mim porque tenho acesso a informações confidenciais. Amanhã tenho uma reunião para resolver esse impasse. Teremos festa: é aniversário da minha mãe”. Após as observações do filho, a mãe fez o seguinte relato: “Juliano sempre foi um filho tranquilo e trabalhador. Nunca me deu trabalho nenhum. É a primeira vez que fica esquisito”. Ainda de acordo com a mãe, Juliano não utiliza substâncias ilícitas, medicamento contínuo nem apresenta qualquer tipo de condição médica geral.

      A partir da avaliação inicial, os profissionais envolvidos no atendimento de Juliano optaram por iniciar intervenção medicamentosa prescrita por um psiquiatra e encaminhar Juliano para internação, a fim de conter o quadro e realizar acompanhamento psicológico individual. A família também recebeu orientações. Após cinco dias de tratamento, Juliano recebeu alta porque apresentou melhora do quadro e remissão dos sintomas. O paciente recebeu indicação para realizar acompanhamento psiquiátrico e psicológico externo.

Considerando o caso clínico precedente, o Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM-V) e a classificação internacional das doenças (CID-10), julgue o próximo item.


As distorções cognitivas e perceptivas e a excentricidade do comportamento de Juliano caracterizam o transtorno de personalidade esquizotípica.

Alternativas
Comentários
  • Não e suficiente para caracterizar o transtorno, porque além destas característica e preciso que haja padrão difuso de déficits sociais e interpessoais e desconforto e baixa capacidade de relacionamentos íntimo

  • 5 ou mais sintomas: Crenças estranhas (pensamento mágico), ideias de referencia, experiencias e percepções incomuns, pensamento e discurso estranho, desconfiança/ideação paranoide, afeto inadequado, mudanças no comportamento e aparecia, ausência de amigos próximos, ansiedade social.

  • O TP Esquizotípica compartilha algumas nuances psicóticas comumente encontradas em outros quadros clinicos. Contudo, no caso de Juliano, os sintomas são mais bem explicados por um quadro psicótico breve. Além disso, dado o relato da mãe, não parece haver um padrão de desconforto nas relações, experiências perceptuais incomuns, afeto inadequado dentre outros sintomas, ao longo da vida de Juliano. Como os transtornos de personalidade são justamente mais difusos (porque se manifestam em diversas areas e na maior parte do tempo) e tem a ver com o "jeito de ser e se comportar" das pessoas, esse TP não seria adequado para caracterizar o caso.

  • Transtorno de personalidade esquizoide

    Pessoas que possuem este transtorno de personalidade chamam atenção por seu padrão de distanciamento e repertório restrito no que se diz respeito à expressão de emoções em relações interpessoais. Frequentemente:

    São pessoas extremamente solitárias, que não costumam ter amigos ou parceiros. Suas relações normalmente estão restritas a parentes de primeiro a grau. Quem tem personalidade esquizoide sente-se indiferente a críticas ou elogios, e acabam sendo vistos pelos que fazem parte de seu entorno como alguém apático. Aliás, chamam a atenção pela frieza emocional e ausência de empatia.

    Transtorno de personalidade esquizotípica

    Este transtorno é marcado, principalmente, por déficit social e interpessoal, em que há uma reduzida capacidade de se relacionar. Podemos mencionar como principais características:

  • Transtorno de Personalidade significa um modo de funcionamente persistente. A mãe dele diz que foi a primeira vez que o viu assim. Ademais, outros critérios, que a colega Andrea escreveu, seriam necessários. No caso, o diangóstico seria de Transtorno Psicótico Breve