SóProvas


ID
3107920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

      Uma mulher de quarenta e sete anos de idade, melanoderma, procurou o serviço de urgência de um hospital, queixando-se de dor e de inchaço na região da face persistentes havia dois dias. Na anamnese, relatou ser hipertensa e diabética e fazer uso de losartana potássica 50 mg, uma vez ao dia, e cloridrato de metformina 500 mg, uma vez ao dia. Ao exame físico, observou-se edema facial esquerdo com envolvimento da região orbital da lesão. Ao exame intrabucal, identificou-se extensa lesão de cárie no dente 23. O exame radiográfico revelou radiolucidez apical extensa no dente 23. 

Acerca desse caso clínico, julgue o item subsecutivo.


O triclosana (2,4,4’-tricloro-2’hidroxidifenil éter) é o antisséptico mais recomendado para área a ser drenada, uma vez que atua sobre a síntese de proteínas e possui efeito bactericida pela oxidação dos grupos aminos, o que resulta em rompimento da estrutura celular.

Alternativas
Comentários
  • O triclosana é utilizado para a antissepsia de mãos em médicos, pessoal sanitário, pessoal da indústria de alimentação, pessoas que se dedicam à criação de animais para consumo. Tem também aplicação na fabricação e uso de cosméticos, artigos de toucador e produtos farmacêuticos.

     

  • Antissépticos tópicos: clorexidina 2%, álcool 70% ou iodopovidona

  • Qual a substância então que condiz com o enunciado acima?

  • Antisséptico padrão ouro para cavidade oral: clorexidine 2%

    Extrabucal: alcool 70% ou PVPI (iodopovidona) 9 a 12%

  • tal enunciado diz respeito à clorexidina!!!