SóProvas


ID
3108121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Quanto às características de normalidade e às alterações nos tecidos dentários, bucais e peribucais, julgue o item subsecutivo.


A pigmentação melânica gengival é mais comumente observada em indivíduos de cor negra que em indivíduos de cor branca, porque aqueles apresentam na gengiva maior número de melanócitos que estes.

Alternativas
Comentários
  • A pigmentação melânica gengival é bem documentada na literatura e é considerada uma condição fisiológica ou patológica causada por diferentes fatores locais ou sistêmicos. É caracterizada por manchas escurecidas devido ao excesso de deposição de melanina na camada basal do epitélio, e que na cavidade bucal acometem especialmente a gengiva marginal livre e gengiva inserida (Deepak et al., 2005).

    A melanose racial representa uma condição gengival não patológica, sem predileção por sexo e é influenciada pelas características étnicas das pessoas de raça negra, asiática e seus descendentes (Ashri et al., 1990). 

  • Sabe-se que o número de melanócitos em todos os indivíduos é semelhante, sendo que, sua atividade, em termos de deposição de melanina, determinará a cor mais clara ou escura da gengiva4,9. Freqüentemente, a hiperpigmentação gengival é causada por uma deposição excessiva de melanina, principalmente nas camadas basal e suprabasal do epitélio.

    MARTINI, F. H.; TIMMONS, M. J. Human anatomy. 2nd ed. New Jersey: Prentice Hall, 1995