SóProvas


ID
3108370
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
IFAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia atentamente os enunciados abaixo e em seguida marque a alternativa correta:

I. O Estado oligárquico na Primeira República (1889-1930) controlado pelo consórcio dos latifundiários escravistas, consciente de nossa profunda vulnerabilidade externa, adotou uma intensa política de industrialização com o propósito de transformar o Brasil em um país moderno.
II. No campo político, a Era Vargas pode ser considerada enquanto fomentadora de um Estado de novo tipo, bonapartista. Ele foi responsável por construir uma legislação sindical que inviabilizava a organização dos sindicatos autônomos e uma legislação trabalhista que construía uma base de apoio junto aos trabalhadores urbanos.
III. A estrutura sindical corporativa montada por Vargas era baseada no princípio dos imposto sindical, na unicidade sindical e na investidura sindical.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

  • Leia atentamente os enunciados abaixo e em seguida marque a alternativa correta: 

    I. O Estado oligárquico na Primeira República (1889-1930) controlado pelo consórcio dos latifundiários escravistas, consciente de nossa profunda vulnerabilidade externa, adotou uma intensa política de industrialização com o propósito de transformar o Brasil em um país moderno. INCORRETO

    II. No campo político, a Era Vargas pode ser considerada enquanto fomentadora de um Estado de novo tipo, bonapartista. Ele foi responsável por construir uma legislação sindical que inviabilizava a organização dos sindicatos autônomos e uma legislação trabalhista que construía uma base de apoio junto aos trabalhadores urbanos. CORRETO

    III. A estrutura sindical corporativa montada por Vargas era baseada no princípio dos imposto sindical, na unicidade sindical e na investidura sindical. CORRETO

  • A alternativa I está totalmente incorreta. Primeiro que os latifundiários, donos do poder na primeira república só se importavam com seus próprios interesses, pouco se fud#$% pro Brasil. O brasil só veio a ser lentamente industrializado meio que forçado na primeira guerra mundial, mas se começou a pensar em industrialização mesmo em 1930 após a queda da bolsa nos EUA, que deixou o EUA em crise sendo que ele era o principal comprador de café, daí o governo viu que precisava ampliar a economia para outros moldes além café.

    Avante irmãos. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer.

  • I - Os latifundiários não queriam o alavancamento da industrialização brasileira, uma vez que quanto mais a economia fosse agrária, melhor para os proprietários de terras, por isso da primeira estar errada.

    II - De fato, Vargas procurou se manter no poder como pôde, mesmo sendo através de golpes, além disso, Vargas comandou o Estado a base do poder executivo, não é atoa que a historiografia chama o Estado Novo de ditadura. A expressão Bonapartista tem relação com a forma que Napoleão governava,ou seja, o poder legislativo perde a força e o executivo se fortalece.

    III - Vargas mantinha diversos mecanismos para uniformizar a estrutura sindical e tentar colocá-la sobre o seu controle da melhor maneira possível, desprezando a autonomia dos sindicatos.

    Gabarito A

  • Primeira vez que vejo a expressão Estado "bonapartista" para o governo Vargas. Penso que essa comparação tem severas limitações. Alguém sabe qual bibliografia fundamenta o uso dessa expressão?

  • I. O Estado oligárquico na Primeira República (1889-1930) controlado pelo consórcio dos latifundiários escravistas, consciente de nossa profunda vulnerabilidade externa, adotou uma intensa política de industrialização com o propósito de transformar o Brasil em um país moderno. INCORRETO

    --->>Pois a industrialização mais intensa brasileira começou com Vargas e JK, além disso a economia agrária era vantajosa para os latifundiários.

  • Café e nao escravos