SóProvas


ID
3109315
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vacinação contra a febre amarela constitui medida eficaz no controle da transmissão da doença. Assim sendo, assinale a alternativa correta em relação à vacina contra a febre amarela.

Alternativas
Comentários
  • FEBRE AMARELA

     

    Idade: Aos 9 meses.     Dose: única.

     

    vacina é contraindicada nos seguintes casos:

     

    - Crianças menores 6 meses de idade.

     

    - Doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde.

     

    - Histórico de reações anafiláticas a ovos de galinha e seus derivados, gelatina, eritromicina e canamicina

  • tem reforço as 4 anos
  • A) Gabarito

    B) A vacina é conservada entre +2ºC e +8ºC (sendo ideal +5ºC), não podendo ser congelada, pois o congelamento provoca a perda de potência e/ou forma agregados e aumenta o risco de reações.

    C) O esquema vacinal com a vacina febre amarela corresponde à administração de uma dose a partir dos 9 meses de idade. O volume da dose a ser administrada é de 0,5 mL.

    D) Para os viajantes com deslocamento para as ACRV, a vacina deve ser administrada com antecedência mínima de 10 dias da data da viagem, portanto são necessários dez dias para estar imunizado.

    E) Após 28 dias da vacina, as doações de sangue podem ser realizadas.

    REFERÊNCIAS: https://www.saude.mg.gov.br/febreamarela; http://www1.saude.rs.gov.br/dados/1241803994746PERGUNTAS%20E%20RESPOSTAS%20VACINA%20FEBRE%20AMARELA.pdf; Manual de prtocedimentos para vacinação, 2014.

  • E a idade na alternativa A? O que tem haver

  • Só esclarecendo ainda mais o gabarito:

    Vacinação Simultânea: A vacina febre amarela não deve ser administrada simultaneamente com a vacina tríplice viral ou tetra viral em crianças menores de 2 (dois) anos de idade. O intervalo entre estas deverá ser de 30 dias (mínimo 15 dias). Para a criança que recebeu anteriormente as vacinas tríplice viral e febre amarela, não há evidências de interferência na imunogenicidade entre elas, as duas poderão ser administradas simultaneamente ou sem intervalo mínimo entre as doses. Se a criança recebeu apenas uma das vacinas (tríplice viral ou febre amarela), estabelecer preferivelmente o intervalo de 30 dias entre as doses (mínimo 15 dias).

    Fonte: https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202109/29144651-vacinas-campanha-multi-2021.pdf

    Página:3