SóProvas


ID
3112909
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Uma cientista brasileira de 33 anos, formada em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolveu um equipamento que poderá revolucionar o tratamento de uma moléstia que, não raro, necessita de intervenção cirúrgica. Apesar da pouca idade, a cientista é chefe de um laboratório de pesquisa da Universidade do Texas, em Austin (EUA).

(Disponível em: https://bit.ly/2WaaiPh. Acesso em 31.05.2019)


O equipamento criado pela brasileira assemelha-se a uma caneta capaz de

Alternativas
Comentários
  • Descobertas científicas e avanços em geral na área de ciência e tecnologia costumam frequentar o noticiário e as provas de atualidades. O texto trata da descoberta por cientista brasileira radicada no exterior de um equipamento para facilitar cirurgias de extração de  tumores.  O enunciado pergunta qual a função  do equipamento inventado e sua utilidade. 

    A) A detecção de células tumorais é fundamental para o sucesso das cirurgias que removem tumores e não podem deixar resíduos, sob o risco de retorno. Também devem preservar o máximo de tecido saudável possível. O equipamento substitui a análise em microscópios que exigem logística complexa e demorada facilitando a vida da equipe hospitalar e de cirurgia. ALTERNATIVA CORRETA

    B) Técnicas para extração pouco invasivas já estão sendo utilizadas e são relativamente comuns, não sendo o objeto de grande descoberta como no caso do texto.

    C) Tais técnicas de diagnóstico por imagem já são corriqueiras na medicina moderna.

    D) Equipamentos para tal finalidade já existem.

    E) Diversos tipos de tratamento oncológicos podem ser realizados na residência dos pacientes.




    Considerações Finais:

    Questão cuja resolução dependia exclusivamente do contato com a notícia repostada no texto, não ocorrendo grandes subsídios por conhecimentos gerais prévios. Nesses casos, é importante uma perspectiva de resolução que leve em consideração o grau de dificuldade igual para todos os candidatos e entender que não saber a resposta não significa necessariamente negligência nos estudos preparatórios. 



     Gabarito: A