SóProvas


ID
3112945
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral (NBC TG) Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, dentre outras coisas, aborda as características qualitativas da informação contábil-financeira útil. Em relação a essas características, considere:


I. A característica materialidade é um aspecto específico da relevância.

II. Uma realidade para ser considerada fidedigna deve ser completa, neutra e livre de erro.

III. Para auxiliar os usuários a tomarem boas decisões, as informações devem ser materiais ou fidedignas.

IV. Comparabilidade e tempestividade são características qualitativas de melhoria.


Em relação às características qualitativas, está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • CPC 00 (R2)

    I (Certo) 2.11 [...] Em outras palavras, materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade com base na natureza ou magnitude, ou ambas, dos itens aos quais as informações se referem no contexto do relatório financeiro da entidade individual. Consequentemente, não se pode especificar um limite quantitativo uniforme para materialidade ou predeterminar o que pode ser material em uma situação específica.

    II (Certo) 2.13 Para ser representação perfeitamente fidedigna, a representação tem três características. Ela é completa, neutra e isenta de erros. [...]

    III (ERRADO) Não consta no CPC 00

    IV (Certo) 2.23 Comparabilidade, capacidade de verificação, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade de informações que sejam tanto relevantes como forneçam representação fidedigna do que pretendem representar. 

    Gab. A

  • I. A característica materialidade é um aspecto específico da relevância.

    II. Uma realidade para ser considerada fidedigna deve ser completa, neutra e livre de erro.

    III. Para auxiliar os usuários a tomarem boas decisões, as informações devem ser materiais ou fidedignas.

    Relevantes (A característica materialidade é um aspecto específico da relevância) e fidedignas

    IV. Comparabilidade e tempestividade são características qualitativas de melhoria.

    Letra A

  • GABA a)

    Analise somente:

    III. Para auxiliar os usuários a tomarem boas decisões, as informações devem ser materiais ou fidedignas. (ERRADO)

    IV. Comparabilidade e tempestividade são características qualitativas de melhoria. (CERTO)

    e já "mataria" a questão

  • Características qualitativas - ReRe Com2TV

    Representação fidedigna

    Relevância

    Comparabilidade

    Compreensibilidade

    Tempestividade

    Capacidade de Verificação

  • Questão sobre características qualitativas da informação financeira.

    Segundo a NBC TG Estrutura Conceitual, as informações financeiras devem ser úteis, ou seja, devem ser relevantes e representar fidedignamente aquilo que pretendem representar – é o que chamamos de características qualitativas fundamentais.

    A utilidade das informações financeiras é aumentada se forem comparáveis, verificáveis, tempestivas e compreensíveis – é o que chamamos de características qualitativas de melhoria.

    Dica! Decore as características qualitativas das informações financeiras:

    ReRe é fundamental, mas Com2TV é melhor.
    Representação fidedigna
    Relevância
    Comparabilidade
    Compreensibilidade
    Tempestividade
    Verificabilidade (Capacidade de Verificação)

    Feita a revisão, já podemos analisar as alternativas, procurando a opção correta acerca das características qualitativas da informação contábil:

    I. Certo, conforme a NBC TG:

    "2.11 A informação é material se a sua omissão, distorção ou obscuridade puder influenciar, razoavelmente, as decisões que os principais usuários de relatórios financeiros para fins gerais (ver item 1.5) tomam com base nesses relatórios, que fornecem informações financeiras sobre entidade específica que reporta. Em outras palavras, materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade com base na natureza ou magnitude, ou ambas, dos itens aos quais as informações se referem no contexto do relatório financeiro da entidade individual. Consequentemente, não se pode especificar um limite quantitativo uniforme para materialidade ou predeterminar o que pode ser material em uma situação específica."

    II. Certo, conforme a NBC TG:

    "2.13 Para ser representação perfeitamente fidedigna, a representação tem três características. Ela é completa, neutra e isenta de erros. Obviamente, a perfeição nunca ou raramente é atingida. O objetivo é maximizar essas qualidades tanto quanto possível."

    III. Errado, para auxiliar os usuários a tomarem boas decisões, as informações devem ser relevantes (incluindo o aspecto específico da materialidade) e fidedignas. Uma característica não supri a outra, ambas são necessárias, conforme NBC TG:

    "2.20 As informações devem tanto ser relevantes como fornecer representação fidedigna do que pretendem representar para serem úteis. Nem a representação fidedigna de fenômeno irrelevante nem a representação não fidedigna de fenômeno relevante auxiliam os usuários a tomar boas decisões."

    IV. Certo, conforme a NBC TG:

    "2.23 Comparabilidade, capacidade de verificação, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade de informações que sejam tanto relevantes como forneçam representação fidedigna do que pretendem representar. As características qualitativas de melhoria podem também ajudar a determinar qual de duas formas deve ser utilizada para representar o fenômeno caso se considere que ambas fornecem informações igualmente relevantes e representação igualmente fidedigna desse fenômeno."

    Em relação às características qualitativas, está correto o que consta APENAS de I, II e IV. 


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Não entendi por que a assertiva II diz "realidade", ao invés de "representação". Obviamente, não são sinônimos.