1. A mudança e o ciclo de vida do projeto
Segundo o PMBoK®, ao longo da execução do projeto, o custo da mudança aumenta enquanto a influência dos stakeholders para realizar uma mudança diminui.
Partindo da mesma premissa e assumindo que a influência dos stakeholders para realizar uma mudança possa ser tratada como a possibilidade de impacto positivo da mudança, teríamos a seguinte relação: ao longo da execução do projeto, o custo da mudança aumenta enquanto a possibilidade de impacto positivo da mudança diminui.
Podemos, assim, visualizar 3 momentos distintos para a realização de uma mudança: oportunidade construtiva, intervenção destrutiva e zona indefinida.
Oportunidade construtiva: ocorre quando há maior facilidade de implantação da mudança, tendo em vista que foram executadas poucas etapas do projeto. Isto é, a possibilidade de retrabalho é menor e a mudança pode ser uma oportunidade.
Intervenção destrutiva: ocorre quando há uma menor facilidade de implantação da mudança, tendo em vista que a maioria das etapas do projeto foi executada. Isto é, a possibilidade de retrabalho é maior e a mudança pode ser uma intervenção.
Zona indefinida: ocorre quando a implementação da mudança pode acarretar tanto em uma oportunidade quanto em uma intervenção a depender do andamento do projeto e do investimento já realizado.
É importante ressaltar que em qualquer um desses momentos, o Gerente de Projetos terá que enfrentar conflitos.
Fonte: