-
NBR 9574
4.3.13.3 Proteção do tipo de impermeabilização
a) Promover proteção mecânica estruturada com tela de fios de arame galvanizado ou plásticos nas áreas
verticais. Nas horizontais, a proteção mecânica, armada ou não, deve ser executada sobre camada
separadora e/ou drenante, nos locais onde exista possibilidade de agressão mecânica.
b) Promover proteção contra raios ultravioleta, exceto para as mantas autoprotegidas.
-
As proteções mecânicas de concreto/argamassa são fundamentais para um bom desempenho e durabilidade de uma impermeabilização. Essa camada garante que não haverá perfuração e comprometimento da impermeabilização devido ao tráfego de veículos, pessoas ou outras ações mecânicas. Geralmente estas proteções para maior tráfego são de baixas espessuras (≥ 5cm) e são reforçadas com telas eletrossoldadas (no terço superior da seção) para combater as fissuras por retração, variação de temperatura do concreto e empenamento.
-
Certo. Testa a impermeabilização primeiro depois se executa a camada de proteção mecânica. A fim de evitar retrabalho. Imagina ter que desfazer a camada de proteção mecânica porque a impermeabilização não passou no teste.
-
E a camada de separação foi para onde?
-
Na minha opinião a questão trata da camada de proteção mecânica como algo obrigatório. É isso mesmo? Alguém sabe explicar melhor?
Porque em lugares em que não há acesso de pessoas não vejo necessidade de proteção mecânica, inclusive já vi essa manta ser executada sem proteção mecânica várias vezes nesses casos