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ID
3114613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes ao ciclo de vida de software.


No ciclo de vida clássico, o risco de ocorrer um estado de bloqueio no projeto tende a ser maior no início e no final do processo adotado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : CERTO

    Fonte: Engenharia de Software , Pressman, 7º ed., pág. 61.

    " ... Em uma interessante análise de projetos reais , Bradac [Bra94] descobriu que a natureza linear do ciclo de vida clássico conduz a "estados de bloqueio", nos quais alguns membros da equipe do projeto têm de aguardar outros completarem tarefas dependentes. De fato, o tempo gasto na espera pode exceder o tempo gasto em trabalho produtivo. Os estados de bloqueio tendem a prevalecer no início e no final de um processo sequencial linear...."

  • Outro grande problema que temos com os projetos que usam modelos cascata é o bloqueio que existe em alguns membros da equipe que precisam esperar que os outros completem as suas tarefas para que eles possam dar sequencia ao trabalho. O tempo gasto nessa espera pode exceder o tempo gasto em trabalho produtivo que levaria à conclusão do projeto. Estudos mostram que o estado de bloqueio tende a prevalecer no início e no final de um processo sequencial linear. 

    Um exemplo clássico disso é a brincadeira das moedas. Imagine que temos 5 moedas de 10 centavos na mão esquerda e faremos uma rodinha com 5 pessoas sendo que existe uma cadeira ao lado de cada pessoa para que possamos colocar as moedas já lançadas. Cada pessoa deve pegar uma moeda da mão esquerda com a sua mão direita e atirar essa moeda para cima e deixar a moeda cair na mesma mão direita, após isso colocamos a moeda na cadeira ao lado. Após lançarmos todas as moedas e colocarmos na cadeira ao lado o próximo colega deve pegar essas cinco moedas deixadas na cadeira pelo colega anterior e novamente lançar as moedas, repetindo os mesmo procedimentos do colega anterior. Agora vamos recomeçar a brincadeira e o colega deve lançar as moedas novamente, porém quando tivermos duas moedas na cadeira o próximo colega deverá começar a lançar as moedas, sem precisar esperar que as cinco moedas estejam disponível. Calcule o tempo gasto nas duas brincadeiras. Veremos que há uma boa diferença quando não precisamos esperar até que cada um realize toda a atividade para que possamos começar o trabalho. Temos um grande ganho de produtividade.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-modelo-cascata/29843