SóProvas


ID
3114643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de modelos de dados e de modelos orientados a objetos, com o emprego da linguagem de modelagem unificada, julgue o item que se segue.


Para mapear a representação da herança do paradigma orientado a objetos para o modelo relacional, uma alternativa válida é copiar os atributos herdados em todas as tabelas criadas a partir das classes herdeiras, sem gerar uma tabela para representar a superclasse.

Alternativas
Comentários
  • O modelo Orientado a Objetos possui outras características importantes, dentre as quais se pode destacar...

    Herança - Relacionamento entre classes numa hierarqu. É a capacidade de criação de uma nova classe a partir de outra existente. Quando uma classe herda características de mais de uma classe, diz-se que houve herança múltipla. As principais vantagens de herança são prover uma maior expressividade na modelagem dos dados, facilitar a reusabilidade de objetos e definir classes por refinamento, podendo fatorar especificações e implementações como na adaptação de métodos gerais para casos particulares.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/tecnicas-de-mapeamento-objeto-relacional-revista-sql-magazine-40/6980

    Gabarito: C

  • engraçado que nas questões de T.I, os professores do QC tomam chá de sumiço. Ficam aguardando os concurseiros comentarem os itens. kkkkkkkk, aí é muito fácil! Onde está o poderoso método nishimura?? Ficava comentando as questões aqui para descolar um trampo extra e agora: páhhhhhhhh!!!

    Obrigado aos colegas concurseiros que sempre estão agregando conhecimento.

    Foco e Fé!

    A luta continua.

  • Na realidade existem três formas de mapear a herança em modelo relacional.

    A primeira é simplesmente criar uma tabela para cada classe.- os atributos da tabela são os atributos específicos da classe e mais uma coluna de chave estrangeira que referencia a chave primária da tabela pai.

    A segunda forma é criar uma única tabela para toda a hierarquia de classes. - Cria uma tabela genérica com todos os atributos da hierarquia.(atributos da classe, pai e das filhas são todos armazenados em uma única tabela).

    Por último, pode-se criar uma tabela para cada classe concreta.(Opção que se enquadra no enunciado), aqui não é criada a tabela pai.

  • QC, cadê os comentários dos professores nas questões de TI???

  • Alan Ruffo, método nishimura ficou tão defasado com o tempo que não comenta mais nada. A pessoa que estuda pelo método nishimura é uma pessoa que gosta de arriscar.

  • Certo

    Sugiro a leitura completa do artigo "Técnicas de mapeamento objeto relacional - Revista SQL Magazine 40"

    Fonte:https://www.devmedia.com.br/tecnicas-de-mapeamento-objeto-relacional-revista-sql-magazine-40/6980

  • certo pq você pode passar os atributos para colunas da superclasse para cada subclasse e juntar com os atributos próprios da subclasse.

  • GABARITO: CERTO

    Questão que exige o conhecimento de Orientação a Objetos.

    Herança -> a grosso modo, uma classe "herda" atributos de outra classe (superclasse). Ex: FUNCIONÁRIO herda atributos de PESSOA. Então, você não precisa dizer que FUNCIONÁRIO tem o atributo NOME se a classe PESSOA já tiver esse atributo.

    Então, no modelo relacional, se você cria uma tabela já com os atributos que ele herdaria, você está simulando o que uma herança faria.

  • Pensa só, o que é herança? Seu bisavó deixou uma herança pro seu avô, que deixou uma herança pro seu pai, que deixou uma herança pra vc... Agora imagina que a herança são os atributos a serem herdados e os herdeiros a tabela. Perceba que as tabelas receberão as heranças, não é necessários criar uma nova pessoa (tabela) pra receber essa herança ou tomar conta dela, a própria pessoa (tabela) fará isso

  • Para exemplificar:

    Vamos imaginar o seguinte cenário, a montadora X fabrica desde aviões a motocicletas, então no banco de dados tenha algo mais ou menos assim: A entidade Veículo e as entidades Carro, Avião, Motocicleta e Van, todas essas herdando da Entidade Veículo.

    Vamos supor também que veículo tenha atributos tais como: Nome, Fabricante, Ano de Fabricação, Quantidade de Lugares, Tipo de Combustível, Qtd de rodas, enfim... De cara podemos notar que para cada tipo de veículo teremos uma quantidade de lugares diferente.

    Então, o que a questão pede é levar esses atributos herdados para dentro de cada classe herdeira da classe pai. Que faz muito sentido, pois na tabela Carro terá lá a quantidade de lugares para cada tipo de carro, assim como para a tabela moto, avião e van... Na tabela veículo teria somente propriedades comuns às entidades herdeiras, não sendo necessário ter o atributo Qtd de Lugares na tabela Veículo, apenas nas entidades que herdam de Veículo.

  • Fica ruim? Sim!

    Mas pode fazer

  • Matéria do cão...mas vamos seguir firmes até à ANP!

  • isso só pode ser brincadeira...

  • CERTO

    OBSERVE BEM O ENUCIADO: "copiar os atributos herdados em todas as tabelas criadas a partir das classes herdeiras, sem gerar uma tabela para representar a superclasse"

    HERANÇA

  • Funciona, mas fica uma bosta

  • Herança múltipla ocorre quando uma entidade filha (classe) recebe seus atributos e relacionamentos de mais de uma entidade mãe (superclasse).

  • Três formas de implementação:

    Uma TABELA para toda a hierarquia.

    Uma TABELA para cada entidade da hierarquia.

    Uma TABELA para cada entidade especializada.

    Prof. Marcio Victorino - Dominando TI

  • Não tem questões comentadas em TI não é? QC vamos melhorar né...

  • "Para mapear a representação da herança do paradigma orientado a objetos para o modelo relacional podemos utilizar três maneiras diferentes. A primeira é simplesmente criar uma tabela para cada classe. A segunda forma é criar uma única tabela para toda a hierarquia de classes. Por último, pode-se criar uma tabela para cada classe concreta."

    Fonte: TEC Concursos - Teodoro Correa

    https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1038596