GABARITO : ERRADO
De acordo com Sommerville ( pág 337 e 338, da 9º ed.)
"... Nas RPCs (remote procedure calls, do inglês), um componente chama outro componente como se fosse um método ou procedimento local.... Um problema com a abordagem RPC para interação é que o chamador e o chamado precisam estar disponíveis no momento da comunicação e devem saber como se referir um ao outro....Eles se comunicam através de middleware, que é responsável por garantir que as mensagens sejam passadas para o sistema apropriado."
(pág. 359)
" ... Os serviços se comunicam através de troca de mensagens, e essas mensagens são distribuídas usando protocolos padrão de transporte de Internet, como HTTP e TCP/IP... Ao contrário dos componentes de software os serviços não usam chamadas de procedimento ou métodos remotos para acessar a funcionalidade associada a outro serviço...."
" Quando você pretende usar um web service, precisa saber onde se encontra o serviço (sua URI) e os detalhes de sua interface. Esses são descritos em uma descrição de serviço em uma linguagem .. chamada WSDL. A WSDL define três aspectos de um web service : o que faz o serviço, como ele se comunica e onde encontrar...."
Em https://www.ibm.com/support/knowledgecenter/pt-br/SSEQTP_9.0.5/com.ibm.websphere.base.doc/ae/cwbs_wsdl.html
podemos verificar que a definição do protocolo de transporte fica no elemento binding, existente da WSDL, e não no SOAP como diz a questão (no exemplo, porém, podemos verificar que o uso de RPC é permitido, mas definido dentro do WSDL).
A resposta é negativa, pois o SOAP não possui um componente que seja o protocolo de transporte, mas ele utiliza um protocolo de transporte para representar chamadas.
Os elementos do SOAP são os seguintes:
Envelope
- É obrigatório, ou seja, toda mensagem possui;
- É considerado o elemento raiz de um documento XML;
- Pode conter declarações de namespaces e atributos adicionais;
Header
- É um cabeçalho, esse elemento é facultativo;
- Carrega informações adicionais;
- Se ele for utilizado, deve ser o primeiro elemento do envelope;
Body
- É o corpo do documento, é um elemento obrigatório;
- Contém as informações transportadas para o usuário final (playload);
- Pode conter o elemento fault:
- Usado para carregar mensagens de erro e status.
Assim, podemos perceber que o SOAP não possui um protocolo de transporte entre os seus elementos, mas ele utiliza um protocolo de transportes para trocar de informações em um ambiente distribuído e descentralizado.
Inicialmente o SOAP somente utilizava o protocolo HTTP, mas atualmente ele pode utilizar quaisquer outros protocolos, como TCP ou UDP, por exemplo.
Temos, portanto, um item errado ao afirmar que um dos elementos do SOAP é um protocolo de transporte.
Fonte: tecconcursos