-
Gabarito: C
Como a criptografia simétrica funciona?
O processo é baseado em dois componentes: um algoritmo e uma chave de segurança. Importante ter em mente que a segurança desse sistema de criptografia vai variar conforme o tamanho da chave utilizada. Já a criptografia assimétrica é baseada em duas chaves de segurança: uma privada e outra pública.
-
Independente de serem simétricos ou assimétricos um algoritmo forte e uma chave também forte são essenciais para aumentar o nível de segurança.
Algoritmos que usam criptografia simétrica tendem a ser mais rápidos, no entanto não são tão seguros como os que usam criptografia assimétrica, uma vez que a chave usada para cifrar a informação é partilhada entre as várias máquinas.
-
"A segurança de um sistema criptográfico simétrico deve estar na chave e no tamanho dessa chave, e não nos detalhes do algoritmo."
Isto já foi considerado correto pelo Cespe. Parece contraditório, não?
-
Depende do dia.
-
Alguém pode me ajudar?
Surgiu uma dúvida:
Pelo que compreendi nos comentários, quanto maior o tamanho da chave, maior a segurança, independentemente se a criptografia for simétrica ou assimétrica, embora, entre elas, a última seja mais confiável, por utilizar duas chaves.
O que é melhor: uma criptografia simétrica com chave maior ou uma criptografia assimétrica com chave menor?
-
Julius Delazare, a primeira parte que vc escreveu faz todo o sentido.
Mas a segunda vou discordar.
Genericamente não se pode estabelecer uma comparação entre simétrico e assimétrico e dizer quem em mais seguro;
Precisamos de parâmetros para determiná-los;
Por ex., existe um único algoritmo no mundo de ter a alcunha de ser inquebrável: OTP = one time pad. E ele é simétrico, mas mesmo assim não posso afirmar que o simétrico é mais seguro;
Outro ex.: um alg. simétrico de 128 bits de chave é mais seguro que um assimétrico de 2048 bits de chaves.
No exemplo do RSA (assimétrico), o tempo para ser fatorado seria menor do que o tempo para ser quebrado via força bruta no caso do simétrico;
*Qto ao desempenho, vc está correto. Simétrico sempre será mais performático que o Assimétrico.
-
Ano: 2019 Banca: Órgão: Prova:
A segurança de um sistema criptográfico simétrico deve estar na chave e no tamanho dessa chave, e não nos detalhes do algoritmo.
gabarito: certo
Ano: 2019 Banca: Órgão: Prova:
A segurança de um sistema criptográfico simétrico tem como características básicas a força do algoritmo e o comprimento da chave.
vai enteder né!!!
siga: @focopolicial190
-
Ano: 2019 Banca: Órgão: Prova:
A segurança de um sistema criptográfico simétrico deve estar na chave e no tamanho dessa chave, e não nos detalhes do algoritmo.
gabarito: certo
Ano: 2019 Banca: Órgão: Prova:
A segurança de um sistema criptográfico simétrico tem como características básicas a força do algoritmo e o comprimento da chave.
ENTENDER A MATÉRIA OU ENTENDER O CESPE?
-
meu raciocínio sobre essa assertiva foi o seguinte:
"A segurança de um sistema criptográfico simétrico(uma chave) tem como características básicas(suas características) a força do algoritmo(fraco) e o comprimento da chave(pequena).
Posso estar errado, mas a assertiva só relatou as características da simetria, não afirmou onde deve estar a segurança da criptografia.
Assertiva que relata sobre a segurança:
A segurança de um sistema criptográfico simétrico deve estar na chave e no tamanho dessa chave, e não nos detalhes do algoritmo. (C)
-
O algoritmo deve sim ser forte, imagine um algoritmo tão facil de decifrar que não houvesse necessidade de chave, a segurança estaria comprometida mesmo que a mesma existisse.
-
A leitura superficial faz a gente achar que é uma contradição da banca. Percebam: a criptografia simétrica tem como características básicas a força do algorítimo e o comprimento da chave, são apenas as características. Quanto à segurança de tal sistema, tem-se que ele é focado na chave em si, mais precisamente no comprimento da chave.
-
Dessas duas questões, é possível inferir que:
A segurança de um sistema criptográfico simétrico tem como características básicas a força do algoritmo e o comprimento da chave. No entanto, mais importante do que a força do algoritmo (que é público, conhecido por todos) é a força e o tamanho da chave, que é privada e suscetível de ataque por força bruta.
-
Aprendo mais com os comentários do que nas aulas..rs...vlw
-
Sobre as duas questões semelhantes da banca:
Ano: 2019 Banca: CESPE/CEBRASPE
A segurança de um sistema criptográfico simétrico deve estar na chave e no tamanho dessa chave, e não nos detalhes do algoritmo. GAB: CERTO
Ano: 2019 Banca: CESPE/CEBRASPE
A segurança de um sistema criptográfico simétrico tem como características básicas a força do algoritmo e o comprimento da chave. GAB: CERTO
Os meros detalhes de uma primitiva (algoritmo que compõe um cifrador) criptográfica não garantem uma boa estrutura (força) do algorítmo.
-
Questões desse tipo eu fico sem saber se aprendo ou desaprendo. Irineu!
-
vamo pra prova e seja o que Deus quiser
-
Certo. Princípio de Kerckhoffs
-
SEGURANÇA DE SISTEMA CRIPTOGRÁFICO SIMÉTRICO
características:
a. força dos algoritmos
b. comprimento da chave
Porém, os algoritmos são de conhecimento de todos, e apenas as chaves devem ser privadas (princípio de Kerckhoff)
-
CERTO
Vamos juntar o conhecimento de duas questões:
- A segurança de um sistema criptográfico simétrico deve estar na chave e no tamanho dessa chave, e não nos detalhes do algoritmo.
- A segurança de um sistema criptográfico simétrico tem como características básicas a força do algoritmo e o comprimento da chave.
Consenso: a chave e o seu tamanho são fundamentais para garantir a segurança de um sistema criptográfico.
ATENÇÃO: O algoritmo é importante no processo de segurança de um SC. Imaginem, por exemplo, se usarmos o DES para criptografar alguma informação, algoritmo esse que já foi quebrado, qual a segurança que o meu sistema terá? Nenhuma. Logo, podemos inferir que os DETALHES do algoritmo não importam, desde que ele seja um algoritmo forte.
Para dicas de TI, segue lá: @rodolfodalves
-
Gab: CERTO
Princípio de Kerckhoff: Todos os algoritmos devem ser públicos; apenas as chaves são secretas
Tanenbaum:
"O sigilo é decorrente da presença de um algoritmo forte (mas público) e de uma chave longa"
-
RESOLUÇÃO:
1. A segurança de um sistema criptográfico simétrico deve estar na chave e no tamanho dessa chave, e não nos detalhes do algoritmo.
2. A segurança de um sistema criptográfico simétrico tem como características básicas a força do algoritmo e o comprimento da chave.
Resposta: Certo
-
Quando se fala na força do algoritmo não está se referindo ao fato de que a estrutura desse algoritmo é conhecida. Mas sim, de que esse algoritmo não é facilmente quebrado por algum método de criptoanálise.