SóProvas


ID
3114739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando os mecanismos de controle de fluxo no TCP, julgue o próximo item. 


No TCP, o algoritmo de slow-start só é utilizado quando o round trip time (RTT) ultrapassa o limite de 15 milissegundos entre um pacote e outro.

Alternativas
Comentários
  • Tal mecanismo de controle de congestionamento, é utilizado na primeira vez que é enviado um pacote ao destinatário, ou após uma colisão, ou após passar um tempo de pausa entre a comunicação do remetente e destinatário

    https://www.isi.edu/nsnam/DIRECTED_RESEARCH/DR_HYUNAH/D-Research/slow-start-tcp.html

  • Já foi tema de discursiva no cespe (TCE/PR 2016):

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TCE_PR_16_ANALISTA/arquivos/Padrao_Resposta/Definitivo/270TCEPR_008A03E2835_PadraoRespostaQ3C8.pdf

  • Redação do TCE-PARAná 2016

    nunca mais esqueço isso

  • Errado, coloquem a resposta.

  • O início de uma transmissão de dados TCP é caracterizado pelo estado de partida lenta (slow start), descrito a seguir. O valor da variável de estado TCP cwnd (janela de congestionamento) é inicializado em 1 MSS (tamanho máximo de segmento), resultando em uma taxa inicial de transmissão de aproximadamente MSS/RTT, sendo RTT o tempo decorrido entre o envio de um segmento e a recepção do seu reconhecimento pelo nó remetente.

    A seguir, para cada segmento transmitido e reconhecido, o valor da cwnd é aumentado de 1 MSS, permitindo que a cada novo envio se transmita uma quantidade maior de segmentos em relação à transmissão anterior, e que, consequentemente, seja aumentada rapidamente a taxa de transmissão.

    No decorrer da transmissão, caso seja detectada a perda de um segmento (congestionamento) indicada por esgotamento de temporização, o nó remetente reinicializa o valor de cwnd (em MSS) para 1, imediatamente após atribuir o valor cwnd/2 à variável de estado TCP ssthresh (limiar de partida lenta), usada para determinar o ponto de interrupção na escalada exponencial da taxa de transmissão.

    No processo descrito no tópico anterior, quando o valor de cwnd atingir o patamar ssthresh, isso deflagrará o fim do estado de partida lenta e o início do estado de prevenção do congestionamento. Outra maneira de finalizar o estado de partida lenta é a detecção de três ACKs duplicados (ou quatro ACKs consecutivos para um mesmo segmento), o que também significa congestionamento. Nesse caso, o TCP apresenta uma retransmissão rápida e entra em estado de recuperação rápida.

    Boa explicação, a fonte é o próprio Cespe, o erro da questão ao meu ver é o tempo descrito na afirmativa, 15ms ao invés de 1.

  • Congestion avoidance e slow start são algoritmos independentes com objetivos diferentes. Mas, quando ocorre congestionamento, baixa-se a taxa de transmissão de pacotes na rede, e então invoca-se o slow start para recomeçar o processo de aumento da janela e taxa de transmisão.

  • ACERTEI POR CAUSA DO '' SÓ É ''

     

    OBS : NO APERTO REPARE SE HÁ RESTRIÇÃO. NA INFO, QUASE TUDO É POSSÍVEL.

  • GABARITO ERRADO

    Slow start é um mecanismo do TCP desenvolvido para iniciar ou reiniciar uma transmissão. A idéia básica desse algoritmo consiste em elevar gradualmente a taxa de transmissão de tráfego na rede até que uma situação de equilíbrio seja atingida.

  • cuma é a história?

  • GAB.: E

    Pelo que eu entendi o erro da questão está nos milissegundos, pois o mecanismo pode ser acionado em 1, 2, 4 ou 10 e vai incrementando.

  • PADRÃO DE RESPOSTA DEFINITIVO

    1 O início de uma transmissão de dados TCP é caracterizado pelo estado de partida lenta (slow start), descrito a seguir. O valor da variável de estado TCP cwnd (janela de congestionamento) é inicializado em 1 MSS (tamanho máximo de segmento), resultando em uma taxa inicial de transmissão de aproximadamente MSS/RTT, sendo RTT o tempo decorrido entre o envio de um segmento e a recepção do seu reconhecimento pelo nó remetente. A seguir, para cada segmento transmitido e reconhecido, o valor da cwnd é aumentado de 1 MSS, permitindo que a cada novo envio se transmita uma quantidade maior de segmentos em relação à transmissão anterior, e que, consequentemente, seja aumentada rapidamente a taxa de transmissão.

    2 No decorrer da transmissão, caso seja detectada a perda de um segmento (congestionamento) indicada por esgotamento de temporização, o nó remetente reinicializa o valor de cwnd (em MSS) para 1, imediatamente após atribuir o valor cwnd/2 à variável de estado TCP ssthresh (limiar de partida lenta), usada para determinar o ponto de interrupção na escalada exponencial da taxa de transmissão.

    3 No processo descrito no tópico anterior, quando o valor de cwnd atingir o patamar ssthresh, isso deflagrará o fim do estado de partida lenta e o início do estado de prevenção do congestionamento. Outra maneira de finalizar o estado de partida lenta é a detecção de três ACKs duplicados (ou quatro ACKs consecutivos para um mesmo segmento), o que também significa congestionamento. Nesse caso, o TCP apresenta uma retransmissão rápida e entra em estado de recuperação rápida. 

  • Matéria do demônio

  • No TCP, o algoritmo de slow-start só é utilizado quando o round trip time (RTT) ultrapassa o limite de 15 milissegundos entre um pacote e outro.

    O temporizador é um valor variável a depender de rede utilizada.

    Normalmente, o valor deste temporizador é dado por, temporizador = b * R . onde R é uma estimativa do RTT (Round Trip Time) que representa o tempo decorrido entre a transmissão de um pacote e o recebimento do ACK. Para acomodar as variações que ocorrem normalmente em uma rede como a Internet, o TCP monitora os atrasos para cada conexão constantemente, atualizando o valor de R sempre que necessário. O apêndice B descreve o cálculo utilizado pelo TCP para estimar o RTT. A especificação original do protocolo recomenda utilizar b = 2.

  • Ai Pai PAra.

  • DESISTIR NÃO É UMA OPÇÃO!

    RUMO Á ANPRF!

  • Isso cai na PCDF hein, se pular esse assunto não vai passar

  • NEXT!!!

  • ta pooooooooooorra!!!!!!!!!!!!!, nunca nem vi. essa ai eu dou uma de Sandy e Jr, Vamu pular!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • RTT é o delay da transmissão, quanto menor o seu valor, maior a sincronia.

    Como a colega Ana Luísa Rodrigues, disse o conceito de slow-start, acredito que o erro seria colocar esse 15 milissegundos ai como regra, sendo que quem escolhe é o usuário.

  • só lamento pro pessoal ai que quer ser analista de sistema kkkkk além de estudar na faculdade tem que estudar mais cinco anos para passar na prova, é a vida

  • Nishimura na VEIA! kkk
  • Acertei por conta desses 15 milissegundos ai

  • Nem é específica a bixinha

  • E a minha lógica pra responder: se é slow não pode ser 15 milissegundos kkkkkkkkkkkkk (emotion do palhaço)

  • Associei o nome em inglês ''SLOW''- DEVAGAR/LENTO. O comando da questão fala de milésimos de segundo, achei contraditório e acertei kkkk pura sorte!

  • minha internet e 20 milissegundo é rápida então não é slow

  • A mãe.

  • CRUUUUZES

  • Eu só queria ser polícia...

  • Gabarito : Errado

    TCP, slow-start tem a função de evitar loops de roteamento, entre outras, RTT  é a duração em milissegundos (ms) necessária para que uma solicitação de rede vá de um ponto de partida a um destino e volte ao ponto de partida. 

    Portanto, podemos alterar o tempo de resposta através de um comando PING, que é uma ferramenta envia pequenos pacotes de dados para sites ou endereços de IP e calcula quantos milissegundos (ms) o alvo demora para responder.

    Fonte: Estratégia Concursos