SóProvas


ID
3114991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com as normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item subsequente. Considere que a sigla NOBRADE, sempre que utilizada, refere-se à Norma Brasileira de Descrição Arquivística.


A NOBRADE prevê a existência de oito áreas e de vinte e oito elementos de descrição, o que está em consonância com as normas internacionais.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado

    "Esta norma prevê a existência de oito áreas compreendendo 28 elementos de descrição. Em relação à ISAD(G), possui mais uma área (área 8) e dois elementos de descrição (6.1 e 8.1), ficando assim constituída"

    Fonte: NOBRADE

  • A questão trata das áreas da NOBRADE - área de identificação, área de contextualização, área de conteúdo e estrutura, área de condições de acesso e uso, área de fontes relacionadas, área de notas, área de controle da descrição e área de pontos de acesso e descrição de assuntos. 
    Essas oito áreas, como afirma a questão, possuem 28 elementos de descrição. Entretanto, a consonância elencada pela questão não é verídica. A própria NOBRADE afirma que possui mais uma área, que é a área de pontos de acesso e descrição de assuntos, e dois elementos a mais do que a ISAD(G). 

    Fonte: Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

    Gabarito do Professor: errada

  • Prezados, questão incorreta. Mas por quê?

    NOBRADE possui: 8 Áreas de informação; 28 Elementos de Descrição e 7 Elementos Obrigatórios.

    ISAD(G) possui: 7 Áreas de informação; 26 Elementos de Descrição e 6 Elementos Obrigatórios.

    Portanto, quando a questão fala que a NOBRADE está em consonância com a ISAD(G), constamos o erro vide a diferença citada acima. Ambas não estão em consonância, pois a NOBRADE tomou como base a ISAD(G), mas modificou naquilo que cabia.

    Bons estudos.

  • Resolução: a questão trata das áreas da NOBRADE - área de identificação, área de contextualização, área de conteúdo e estrutura, área de condições de acesso e uso, área de fontes relacionadas, área de notas, área de controle da descrição e área de pontos de acesso e descrição de assuntos. 

    Essas oito áreas, como afirma a questão, possuem 28 elementos de descrição. Entretanto, a consonância elencada pela questão não é verídica. A própria NOBRADE afirma que possui mais uma área, que é a área de pontos de acesso e descrição de assuntos, e dois elementos a mais do que a ISAD(G). 

    Resposta: errada

  • Pra acertar essa tem que ser um fera!!!

  • Direto ao ponto:

    NOBRADE - > 8 ÁREAS, 28 ELEMENTOS DE DESCRIÇÃO E 7 ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS;

    ISAD -> 7 ÁREAS, 26 ELEMENTOS DE DESCRIÇÃO E 6 ELEMENTOS OBRIGATÓRIO.

    Portanto, não há consonância entre as normas!

  • NOBRADE - > 8 ÁREAS, 28 ELEMENTOS DE DESCRIÇÃO E 7 ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS;

    x

    ISAD ----------> 7 ÁREAS, 26 ELEMENTOS DE DESCRIÇÃO E 6 ELEMENTOS OBRIGATÓRIO.

  • Complementando os colegas....

    8 áreas, uma a mais que a ISAD(G), Pontos de acesso e indexação de assuntos. 28 elementos, sendo 2 elementos a mais que a ISAD(G), notas de conservação (6.1) e pontos de acesso e indexação de assuntos (8.1).

    Os elementos obrigatórios da NOBRADE são:

    1. Código de referência;
    2. Título;
    3. Data(s);
    4. Nível de descrição;
    5. Dimensão e suporte;
    6. Nome(s) do(s) produtor(es);
    7. Condições de acesso (somente para descrições em níveis 0 e 1).

    Sigam no Instagram: @mundodaarquivologia