SóProvas


ID
3115135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne à análise tipológica de documentos de arquivo e suas aplicações no tratamento de documentos arquivísticos, julgue o próximo item.


Ata, correspondência e portaria são exemplos de espécies documentais.

Alternativas
Comentários
  • GAB.: ERRADO

    Primeiro, "correspondência" NÃO É espécie documental. A espécie documental é uma forma de classificação que se caracteriza por considerar a organização da informação dentro do documento. Exemplos de espécie documental: contrato, edital, ofício, resolução, etc. Todos esses documentos possuem informações organizadas com um padrão único: margens, espaçamentos, fontes (cores, tamanhos, tipos), sinais gráficos, assinaturas, etc.

    Fonte: Professor Mayko Gomes (Q711866)

  • Errado!

    O que é uma tipologia documental?

    Tipologia Documental é o estudo que tem como objeto os tipos documentais, e entendidos como a configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou, a natureza do conteúdo, ou técnica de registro. TIPO DOCUMENTAL = ESPÉCIE + FUNÇÃO Exemplos de tipologia documental: Ata de reunião da CIPA.

  • Tipologia Documental: 

    SUPORTE:

    Material sobre o qual as informações são registradas. Ex: Fita magnética, filme de nitrato, papel, CD

    FORMA

    Características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação, conteúdo de um documento. Estágio de PREPARAÇÃO e TRANSMISSÃO de documentos. Ex: Cópia, original, 

    rascunho, minuta.

    FORMATO

    Configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado. Ex:

    Formulário, ficha, livro, caderno, planta, folha, cartaz, microficha, rolo de filme, tira de microfilme

    GÊNERO

    Designação dos documentos segundo aspecto de sua formatação nos diferentes suportes. Segundo a maneira que a informação foi registrada.

    ESPÉCIE

    Designação do documento segundo seu aspecto formal e da aplicação a que esse documento se destina

    Carta, certidão, decreto, edital, ofício, relatório, requerimento, gravura, diapositivo (slide), planta, mapa

    TIPO

    Soma da espécie documental com atividade fim (finalidade) a que o documento se destina

    Atestados médicos, atas de reunião dos empregados, cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decreto-leis, decretos legislativos, fotografias temáticas, retratos, litogravuras, serigrafias e xilogravuras

    DICA!!!

    ESPÉCIE

    TIPO

    Atestado

    Atestado Médico

    Ata

    Ata de Reunião dos Empregados

    Certidão

    Certidão de Nascimento

    Edital

    Edital de Concurso Público

  • GAB ERRADO

     

    Espécie/Tipologia documental:

     

    ØEspécie é a denominação que se dá ao aspecto formal de um documento, as instituições possuem diversas espécies, ex.: Ofício, memorando, declaração, certidão.

     

    ØTipologia documental é a denominação que se dá quando reunimos determinada espécie à função ou atividade que o documento irá exercer. Ex.: Declaração de Imposto de Renda, Certidão de nascimento.

     

    DICA LEGAL: Espécie e Tipologia documental.

     

    Espécie                 Tipologia

    Contrato                Contrato de locação

    Alvará                    Alvará de funcionamento

    Certidão                 Certidão de nascimento

     

    Avante!

  • Correspondência não é espécie documental, porém, ata e portaria sim. Ata é exemplo de ato normativo (são aqueles expedidos por autoridade administrativas, com a finalidade de dispor e deliberar sobre matérias especificas) e portaria é exemplo de ato de assentamento (são os configurados por registros consubstanciado assentando sobre fatos ou ocorrências - Fonte: Heloísa Bellotto).

    "Enquanto a espécie documental é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contida, o tipo documental é a configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou".

  • Todo mundo comentou, mas não falaram o principal: Se correspondência não é Espécie, então é o quê? Alguém pode ajudar?

  • ERRADO

    CORRESPONDÊNCIA NÃO É ESPÉCIE DOCUMENTAL !

    Carta, ofício, email e etc podem ser formas de correspondência....

    Tipo = espécie + função

    Ex:

    Contrato de locação

    Contrato de trabalho

  • Todo mundo comentou, mas não falaram o principal: Se correspondência não é Espécie, então é o quê?

    Também estou com esta dúvida!!!

  • Correspondência seria o que então?

  • Correspondência - Comunicação escrita, expedida (ativa) ou recebida (passiva), por entidades coletivas, entidades coletivas pessoas ou famílias.

    fonte:Dicionário de Termos Arquivísticos

  • Questão q n avalia c* nenhum. A ideia é o candidato  saber o que é espécie e o que é tipo. Daí se coloca algo q n encaixa em nenhuma descrição. Que a mãe desse morra!

  • ERRADA

    Espécie: configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas.

    Tipo: configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que o gerou.

    Ex.: Relatório é uma espécie documental. Qdo especificamos a espécie em relatório financeiro, relatório de recursos humanos, temos a caracterização de tipos documentais.

    Contratos, Edital e Certidão são espécies. Qdo especificamos em Contrato de Prestação de Serviços, Edital de concurso Publico e Certidão de Nascimento são tipos documentais.

    Fonte: Livro Arquivologia para concursos, de Renato Valentini.

    Deus é fiel. Continue estudando!

  • Eu errei. Gostaria de saber a classificação que CORRESPONDÊNCIA recebe

  • Correspondência não é uma espécie e sim uma categoria

    Quanto à categoria: atos normativos, enunciativos, assentamento, comprobatórios, ajuste,

    correspondência.

  • ERRADO

    A correspondência é uma comunicação escrita, expedida (ativa) ou recebida (passiva), por entidades coletivas, pessoas ou famílias.

    Dicion_Term_Arquiv.pdf

  • Correspondência: comunicação escrita, recebida (passiva) ou expedida (ativa), por entidades coletivas (corporativas), pessoas ou famílias.

    Espécie documental: divisão de  que reúnepor seu formato. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, memorando, ofício, relatório.

     - Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA) - Arquivo Nacional.

  • Existem categorias de espécies documentais que definem o modo em que tal documento é configurado de acordo com as informações nele contidas. As categorias são: Atos normativos, de assentamento, de ajuste, enunciativos/optativos, comprobatórios e de correspondência.

    Correspondência não é exemplo de espécie documental. Os atos de correspondência são, portanto, uma categoria onde se encaixam várias espécies documentais. São documentos normalmente ligados aos atos normativos pois transmitem informação e possibilitam a sua execução.

    Exemplos de atos de correspondência: memorando, carta, ofício, edital.

    Exemplo prático: uma portaria (ato normativo) autoriza a realização de um concurso público. Para que tal concurso seja realizado um edital (ato de correspondência) será publicado e trará as informações relativas a execução do concurso.

  • Bom dia,

    Correspondência não é uma espécie documental, vejamos:

    Para ser uma espécie documental é preciso que o documento tenha um formato jurídico específico, por exemplo, carta, ata, declaração e etc.. Conceito que difere de correspondência, que não é uma espécie de documento, por ser uma ação, um ato de se corresponder. Com a finalidade de exemplificar, analisemos a situação hipotética. Um indivíduo pode enviar uma espécie documental - carta - por meio de uma correspondência, para um órgão público.

  • Correspondência não é espécie. O correto seria, por exemplo, CARTA. Correspondência é uma forma de comunicação. Seria até difícil falar de uma tipologia de correspondência: "correspondência de entrega"ou "correspondência de ciência". Ficaria estranho, não acha?!

    Correspondência seria uma das formas de comunicação.

    Comentário do Professor Douglas (estratégia)

  • Perguntei sobre essa questão ao professor Elvis Miranda do Gran cursos e ele respondeu o seguinte:

    ESPÉCIE é o nome que o documento recebe em função do modelo em que foi feito (CONTRATO, CERTIDÃO, RELATÓRIO, ATA...)

    Perceba que CORRESPONDÊNCIA não é um modelo específico. É qualquer documento escrito criado no dia-a-dia dos órgãos públicos. Portanto, ata, memorando, relatório são ESPÉCIES de correspondências. Por isso, o termo "CORRESPONDÊNCIA OFICIAL" para estudar os modelos de documentos feitos nos órgãos públicos.

    CORRESPONDÊNCIA então não é uma ESPÉCIE e nem TIPO, não se enquadra em nenhum aspecto.

  • A espécie documental trata de um formato do documento, por exemplo, memorando, quanso se fala em memorando ja se imagina a forma dele. Correspondência é uma gênero existe várias espécies, não tem uma forma p correspondência, pois está pode ser carta, e-mail, telegrama, entre outros.
  • Gab. E

    Espécie é o modo como a informação está organizada, exemplos:

    Contrato: suas informações essenciais são cláusulas, cabeçalho, nome do órgão, objeto... Essas informações são dispostas em padrões e representa o corpo do documento. A existência do contrato está atrelada à forma como é apresentada - a cláusula não pode ser antecedida do cabeçalho, o nome do órgão não pode estar contido nos anexos e etc.

    Ata: suas informações essenciais são o nome da empresa/entidade, motivo da discussão, assinatura do responsável da Ata, participantes. É inimaginável pensar em ata que tenha o motivo da discussão redigida em forma narrativa, ou que a Ata não contenha os participantes que atestam o ato. Reiterando: a disposição/formalização das informações essenciais dá origem à ata (espécie documental).

  • Agora temos que saber também o que não é espécie! Pronto, agora já sei que Correspondência não é , só não sei o motivo.

  • As espécies documentais, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivistica, é a "divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato". 

    São exemplos de espécies documentais: atas, relatórios, decretos, planos, termos, contratos, etc. 

    Dica: cuidado para não confundir espécie documental com tipo documental. 
    O tipo documental é a união da espécie documental com a função do documento.

    São exemplos de tipos documentais: atas de reunião, relatórios de atividades, decretos de nomeação, planos de trabalho, termos aditivos, contratos de compra e venda.

    A questão citou três tipos de possíveis espécies documentais: ata, correspondência e portaria. A ata e a Portaria são espécies documentais, e correspondência não é. O motivo é o seguinte:

    Uma ata e uma portaria possuem uma estrutura específica a serem seguidas, certo? Já a correspondência pode adquirir diversos formatos, por isso não é considerada uma espécie documental.

    Repare que não é porque só temos uma palavra que necessariamente temos uma espécie documental. 

    Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

    Gabarito do Professor: errada

  • GABARITO DO PROFESSOR DO QC

    A questão citou três tipos de possíveis espécies documentais: ata, correspondência e portaria. A ata e a Portaria são espécies documentais, e correspondência não é. O motivo é o seguinte:

    Uma ata e uma portaria possuem uma estrutura específica a serem seguidas, certo? Já a correspondência pode adquirir diversos formatos, por isso não é considerada uma espécie documental.

    Repare que não é porque só temos uma palavra que necessariamente temos uma espécie documental. 

    Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

    Gabarito do Professor: errada

  • As espécies documentais, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivistica, é a "divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato". 

    São exemplos de espécies documentais: atas, relatórios, decretos, planos, termos, contratos, etc. 

    Dica: cuidado para não confundir espécie documental com tipo documental. 

    O tipo documental é a união da espécie documental com a função do documento.

    São exemplos de tipos documentais: atas de reunião, relatórios de atividades, decretos de nomeação, planos de trabalho, termos aditivos, contratos de compra e venda.

    A questão citou três tipos de possíveis espécies documentais: ata, correspondência e portaria. A ata e a Portaria são espécies documentais, e correspondência não é. O motivo é o seguinte:

    Uma ata e uma portaria possuem uma estrutura específica a serem seguidas, certo? Já a correspondência pode adquirir diversos formatos, por isso não é considerada uma espécie documental.

    Repare que não é porque só temos uma palavra que necessariamente temos uma espécie documental. 

    Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

    Gabarito do Professor: errada

  • Citando Valentin (2013):

    "Existem vários atos que dão origens as espécies [...]. São eles:

    Atos de correspondência - exemplos: editais, avisos, memorandos,oficios, cartas"

    Ou seja, atos (administrativos) de correspondência dão origem à espécies (citadas em azul).

    Espero ter ajudado!

    GABARITO ERRADO

  • ERRADO

    Correspondência não é uma espécie documental.

  • Fui pelo método NISHUMARA E ME FERREI KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Gab. E

    • Quanto às categorias documentais, a correspondência é a representatividade jurídica que, em geral, derivando de atos normativos, determina-lhes a execução em âmbito mais restrito de jurisdição: alvará, intimação, circular, exposição de motivos, aviso, edital, portaria e memorando.

    "Quanto às categorias documentais, estas são estipuladas pelas gradações da representatividade jurídica dos conteúdos dos documentos que nelas se enquadram. Nesse sentido, os documentos públicos e os notariais, no que couber, podem ser: dispositivos, testemunhais e informativos.

    No primeiro caso, o dos documentos dispositivos, enquadram-se os documentos normativos, os de ajuste e os de correspondência.

    Os documentos de correspondência são os que, em geral, derivam dos atos normativos, determinando-lhes a execução em âmbito mais restrito de jurisdição: alvará, intimação, circular, exposição de motivos, aviso, edital, portaria e memorando."

    Fonte: COMO FAZER ANÁLISE DIPLOMÁTICA E ANÁLISE TIPOLÓGICA DE DOCUMENTO DE ARQUIVO; p. 28.

  • Ata: Espécie;

    Correspondência: Categoria documental;

    Portaria: Espécie.

    Questão está ERRADA por causa da correspondência.

  • ERRADO.

    Espécie documental: Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato.

    São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme(2), folheto, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório.

  • correspondência não é espécie documental

    questão errada!

  • CORRESPONDENCIA É O CHIFRE Q O EXAMINADOR DO CESPE TA LEVANDO.

  • é só pensar que espécie é um padrão de como um documento é redigido, correspondência pode ser qualquer coisa que vc receba, não é um padrão de documento.

    no dicionário, correspondência é: ''ato, processo ou efeito de corresponder(-se), de apresentar ou estabelecer reciprocidade.'' ''intercâmbio de mensagens, cartas etc.''

  • O problema é pensar demais. Eu pensei que não, aí fui pensar mais: correspondência eletrônica, pessoal, kkkkkkkk