SóProvas


ID
3116995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a criptografia simétrica e assimétrica e a algoritmos de criptografia, julgue o item subsecutivo.


Na criptografia simétrica, uma chave secreta é aplicada a uma mensagem para alterar o conteúdo dessa mensagem; conhecendo essa chave, o remetente e o destinatário poderão criptografar e descriptografar todas as mensagens em que essa chave for utilizada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

     

    Algoritmos de chave simétrica são algoritmos para criptografia que usam a mesma chave criptográfica para encriptação de texto puro e decriptação de texto cifrado. A chave, na prática, representa um segredo compartilhado entre duas ou mais partes que pode ser usado para manter uma ligação de informação privada.

     

    FONTE - Wikipédia.

  • alterar o conteúdo ?
  • eu marquei errado por causa de "altera o conteudo"

  • "Alterar o conteúdo" ?

  • Gabarito C

    No Word, por exemplo, na opção "Salvar\Ferramentas" é possível codificar o arquivo através de uma senha. Essa mesma senha decodifica. Tanto o remetente quanto o destinatário (tendo a senha, é claro) poderão alterar o arquivo.

  • São chamados de simétricos porque usam a mesma chave para criptografar e descriptografar as mensagens.

  • A criptografia simétrica é a técnica mais antiga e mais conhecida. Uma chave secreta, que pode ser um número, uma palavra ou apenas uma sequência de letras aleatórias, é aplicada ao texto de uma mensagem para alterar o conteúdo de uma determinada maneira. Isso pode ser tão simples quanto deslocar cada letra do alfabeto em diversos locais. Desde que o remetente e o destinatário saibam a chave secreta, eles podem criptografar e descriptografar todas as mensagens que usam essa chave.

    https://support.microsoft.com/pt-br/help/246071.

  •  também chamada de criptografia de chave secreta ou ´unica, utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informac¸˜oes, sendo usada principalmente para garantir a confidencialidade dos dados.

  • Gabaito: Certo

    1) Criptografia (do grego esconder+escrever) disfarçar informação através de processos de codificação, e de repor essa mesma informação no seu estado original através de processos de descodificação. O mecanismo tem como objetivo o envio de informação confidencial de forma segura.

    2) A criptografia simétrica é também conhecida por criptografia de chave secreta.  DES , 3DES , AES e RC4 são alguns dos algoritmos que usam criptografia simétrica. Algoritmos que usam criptografia simétrica tendem a ser mais rápidos, no entanto não são tão seguros como os que usam criptografia assimétrica, uma vez que a chave usada para cifrar a informação é partilhada entre as várias máquinas. É usada uma única chave que é partilhada entre o emissor e o receptor. Desta forma, a chave que é usada para cifrar é a mesma que é usada para decifrar.

    3) A criptografia assimétrica é também conhecida por criptografia de chave pública. Usa um par de chaves distintas (chave privada e chave pública). A chave pública é usada para cifrar (encriptar) e a chave privada é usada para decifrar (desencriptar). Em comparação com a criptografia simétrica, a criptografia assimétrica tende a ser mais lenta e necessita de um maior poder computacional por parte das máquinas. Excelente método para garantir segurança num canal público e inseguro (ex. Internet). Apenas a chave pública é partilhada entre emissor e receptor, e a chave privada é usada para decifrar a informação.

    Fonte: https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/criptografia-simetrica-e-assimetrica-sabe-a-diferenca/

  • Gente, para de encrencar com o enunciado. "alterar o conteúdo" significa simplesmente acessar o documento... Enunciado quis dizer que a criptografia é adicionada para que se possa alterar o documento....

  • CORRETO

    Como a criptografia simétrica funciona ?

    O ciframento de uma mensagem (processo em que um conteúdo é criptografado) é baseado em 2 componentes:

    . um algoritmo;

    . e uma chave de segurança.

    O algoritmo trabalha junto com a chave, de forma que eles tornam um conteúdo sigiloso com um conjunto único de regras.

    A criptografia simétrica faz uso de uma única chave, que é compartilhada entre o emissor e o destinatário de um conteúdo. Essa chave é uma cadeia própria de bits, que vai definir a forma como o algoritmo vai cifrar um conteúdo

    Como a criptografia assimétrica funciona ?

    A criptografia assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública, é baseada em 2 tipos de chaves de segurançauma privada e a outra pública. Elas são usadas para cifrar mensagens e verificar a identidade de um usuário.

    Resumidamente falando, a chave privada é usada para decifrar mensagens, enquanto a pública é utilizada para cifrar um conteúdo. Assim, qualquer pessoa que precisar enviar um conteúdo para alguém precisa apenas da chave pública do seu destinatário, que usa a chave privada para decifrar a mensagem.

    Fonte: Cryptoid

    Bons estudos...

  • GAb C

    Criptografia de chave simétrica: também chamada de criptografia de chave secreta ou única, utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações, sendo usada principalmente para garantir a confidencialidade dos dados. Casos nos quais a informação é codificada e decodificada por uma mesma pessoa não há necessidade de compartilhamento da chave secreta. Entretanto, quando estas operações envolvem pessoas ou equipamentos diferentes, é necessário que a chave secreta seja previamente combinada por meio de um canal de comunicação seguro (para não comprometer a confidencialidade da chave). Exemplos de métodos criptográficos que usam chave simétrica são: AES, Blowfish, RC4, 3DES e IDEA

    Fonte : Cartilha Cert

  • Ela é aplicada para alterar ?

  • marquei errado mais pela questao do alterar mensagem.... mas se a banca pensa assim vamos la

  • Pessoal, não ajuda muito ficar colando a definição de Criptografia Simétrica nos comentários. Acredito que todos aqui estudaram isso para estar aqui.

    O problema da questão é saber de onde a banca tirou essa sentença incomum "uma chave secreta é aplicada a uma mensagem para alterar o conteúdo dessa mensagem..."

    Muito bem esclarecido pelo comentário do MPS FISCAL.

  • GABARITO: CERTO

    Criptografia codifica ou decodifica (altera a mensagem) se pegar uma mensagem e codificar em números não houve uma alteração ?

    Bizu:

    Chave aSSimétrica: essa e diferente duas chaves (pública x privada)

    Chave Simétrica: essa e sua família todos possui a cópia de uma mesma chave

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • "alterar o conteúdo dessa mensagem" pode ser interpretado de diversas maneiras, uma delas é entender que a chave fere a integridade da mensagem.

    Como fazer no dia da prova??? Torce para vc estar em sintonia com a mente do examinador.... Só saber a matéria não é suficiente para acertar!!

  • Sim, altera o conteúdo justamente por causa da criptografia. Se na mensagem estiver escrito a frase 'cespe destruidora de sonhos' ela pode virar,por exemplo, criptografadamente, '@*&$%)#@!&*%#$!*@(*&$!"(*&#" , alterando assim o conteúdo da mensagem até o destinatário descriptografar.

  • Por isso que cheguei hoje a uma conclusão, informática vou só resolver questão mesmo. E revisar as próprias questões, chega de fazer anotações! Sempre as informações estão mudando, está quase pior que português.

  • Alterar o conteúdo? Sim!

    TODO CONTEÚDO? NÃO!

  • CERTO.

    Criptografia SIMÉTRICA = Apenas 01 CHAVE (privada).

  • Por um mundo com menos "copia e cola": altera o conteúdo da mensagem por causa da criptografia, mas não altera a informação passada.

  • É só pensar em Simétrica = igual uma chave para tudo ( um S ) e ASSimétrica = duas chaves, uma para cada ( dois SS )

  • CERTO

    O "alterar conteúdo" deixa meio duvidoso.

    Voltando depois de muita luta com esse final de ano.

    Mais alguém assim?

  • um S, uma chave

    Dois S, duas chaves

  • Marquei errado por dizer alterar o conteúdo:

    1= A

    2= B

    3= C

    3321

    CCBA

    o conteúdo em si não foi "alterado",equivale justamente àquilo que quero transmitir. Talvez o cespe tenha entendido como alteração de conteúdo "significado" da mensagem.

  • alterar o conteúdo a questão não quis dizer sobre a mensagem mas sobre o código ( alterar a mensagem escrita legível, para uma mensagem criptografada ilegível). CERTO.
  • Afirmar que a chave simétrica altera o conteúdo da mensagem é o mesmo que afirmar que a chave simétrica realiza quebra de integridade. A banca viajou.

  • Hash criptografa o cabeçalho da mensagem (não altera o conteúdo)

    Criptografia criptografa a mensagem em si (altera o conteúdo).

    Ex: técnica de embaralhamento, você pega o conteúdo da mensagem e embaralha tudo, assim um terceiro pode interceptar, pode ler, mas não vai conseguir entender, pois seu conteúdo foi alterado. Na decriptação, o conteúdo volta a ser o original para que a pessoa que recebeu possa ler e compreeender.

  • Se só possui uma chave e os dois tem essa chave, então o que um puder fazer o outro também pode.

  • GABARITO: CERTO. ✔

    ► Chave Simétrica (1chave) entre os pares de comunicação

    • ex: AES, BLOWFISH, RC4, 3DES, IDEA

    (CESPE, 2010) Na criptografia simétrica, a mesma chave é utilizada tanto para a cifração quanto para a decifração.(CERTO)

    (CESPE, 2019) Na criptografia simétrica, uma chave secreta é aplicada a uma mensagem para alterar o conteúdo dessa mensagem; conhecendo essa chave, o remetente e o destinatário poderão criptografar e descriptografar todas as mensagens em que essa chave for utilizada.(CERTO)

    ------

    ► Chave ASSimétrica (2chaves, uma pública e outra privada

    • ex: RSA, DSA, ECC, DIFFIE-HELLMAN

    HTTPS -> criptografia assimétrica; usa chave pública e privada.

    (CESPE, 2019) Na utilização de uma criptografia de chave assimétrica, utiliza-se duas chaves para realizar a criptografia, sendo uma privada e outra pública.(CERTO)

    (CESPE, 2018) Ao se utilizar um sistema de criptografia assimétrica, deve-se conhecer, no mínimo, a chave pública do destinatário da mensagem; além disso, um usuário pode ter quantas chaves públicas julgar necessárias.(CERTO)

  • Chaves Simétrica ou Assimetrica

    ► Chave Simétrica (1chave) entre os pares de comunicação

    ex: AESBLOWFISHRC43DESIDEA

    Chave Simétrica 1 chave

    ✓+ Rápidas

    ✓chaves iguais para criptografar/descriptografar ou cifrar / decifrar

    ✓seguras

    ✓utilizam números+Letras

    ✓chaves privadas.

    ----

    ► Chave ASSimétrica (2chaves, uma pública e outra privada

    • ex: RSADSAECC,

    Chaves Assimetrica 2 chaves

    ✓ - rápido = +lento

    ✓ chaves públicas

    ✓ chaves iguais uma chave privada para criptografar e uma chave pública para descriptografar cifrar/decifrar

    ✓ utilizam apenas Letras.

  • Parei quando li "alterar conteúdo". falhei :(
  • Acho que ALTERAR O CONTEÚDO quer dizer criptografar a mensagem e não MUDAR O CONTEÚDO EM SI..

    Se for isso, é vago e frágil , portanto, deveria ser anulada

  • Desculpa, não tem como desconsiderar o "alterar o conteúdo". Se a banca "quis dizer" uma outra coisa com essa expressão deveria ter usado outra expressão. A chave permite o acesso a mensagem, altera-la já é outra coisa.

  • De certa forma, criptografar é alterar o conteúdo, de forma a deixá-lo irreconhecível para terceiros.