SóProvas


ID
3117040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a arquitetura e tecnologias de sistemas de informação, julgue o próximo item.


A arquitetura orientada a serviços está embasada em sistema operacional e em banco de dados definido pelo WSDL (web services definition language).

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura Orientada a Serviços é um modelo de planejamento de estratégia da área de tecnologia da informação, alinhando diretamente aos objetivos de negócios de uma organização. Esta ponte permite expor as funcionalidades dos aplicativos em serviços padronizados e interrelacionados (AVELLAREDUARTE, 2012).

    O objetivo da arquitetura orientada a serviços é separar a lógica de integração de negócios da implementação para que um desenvolvedor de integração possa focar na montagem de um aplicativo integrado em vez de nos detalhes da implementação. Para alcançar esse objetivo, os componentes de serviço que contêm a implementação de serviços individuais requeridos pelos processos de negócios são criados. O resultado é uma arquitetura de três camadas (lógica de integração de negócios, componentes de serviço e implementação)

  • A Web Services Description Language (WSDL) é uma linguagem baseada em XML utilizada para descrever Web Services, funcionando como um contrato do serviço. Trata-se de um documento escrito em XML que além de descrever o serviço, especifica como acessá-lo e quais as operações ou métodos disponíveis.

    Não define banco de dados.

    Fonte: Wiki

  • Gabarito: ERRADO

    A Arquitetura Orientada a Serviços (Service-Oriented Architeture) ou SOA, é uma arquitetura de software que se baseia na computação distribuída e cujo princípio é a entrega de funcionalidades (serviços) ao invés de sistemas completos. O principal elemento para permitir que aplicações de diferentes sistemas se comuniquem dentro da companhia é através dos web services.

    Esse é o princípio da arquitetura SOA, lidar com ambientes heterogêneos e integrar as regras de negócio com o setor tecnológico da companhia, distribuindo seus serviços através de um sistema web service que pode ser utilizado por diferentes sistemas operacionais e softwares.