SóProvas


ID
3117811
Banca
Quadrix
Órgão
CORE - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ransomware é uma categoria de malware que atacou recentemente muitos computadores pelo mundo. Os ataques mais perigosos foram causados pelos ransomwares WannaCry, Petya, Cerber, Cryptolocker e Locky. O WannaCry:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    O Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente utilizando criptografia, e que exige pagamento de um resgate (ransom, em inglês) para restabelecer o acesso ao usuário – trata-se de uma espécie de extorsão virtual

    Wannacry é um tipo de ransomware que atacou uma enorme quantidade de computadores em várias partes do mundo em 2017 e conseguiu se infiltrar graças a uma vulnerabilidade no Windows.

    Fonte:Estratégia Concursos,professores Renato da Costa e Diego Carvalho.

  • O ransomware WannaCry visa redes que usam SMBv1, um protocolo que ajuda PCs a se comunicarem com impressoras e outros dispositivos conectados na rede. Essa versão, que vem de 2003, deixa computadores expostos a hackers, uma vulnerabilidade chamada MS17-010. A Microsoft lançou um patch para corrigi-la em março para as versões do Windows que ainda têm suporte, mas qualquer pessoa que não tenha instalado o patch tornou-se um alvo fácil para os hackers que criaram o WannaCry.

    Conhecido também como WanaCrypt0r 2.0 ou WCry, o WannaCry tira proveito de PCs que usam Windows para criptografar arquivos e impedir que os usuários os acessem, a menos que paguem US$ 300 em bitcoins em 3 dias. Depois disso, o preço dobra.

  • mulher chorando? jkkkkkkkkkkkkkkkkkk foi engraçado

  • GABARITO: D

    Há dois tipos de ransonware:

    Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.

    Ransomware Crypto: impede que você acesse os dados no equipamento infectado.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • e so lembra do conceito que voce nunca erra

  • Ransomware é um tipo de software malicioso (malware) criado com o intuito de bloquear o acesso a arquivos ou sistemas para só liberá-los após o pagamento de um valor especificado. É como se fosse um sequestro, mas virtual (https://www.infowester.com/ransomware.php).

    Conforme destacado no comentário do Bruno Ávila, há vários tipos de ransomwares, mas duas variedades correspondem à maioria esmagadora deles:

    Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.

    Ransomware Crypto: impede que você acesse os dados no equipamento infectado.

    Em razão da forma em que agem os Ransomware eles ganham nomes específicos, destaca-se:

    Ransomware Cryptolocker: utilizava criptografia do tipo RSA de até 2048 bits. Quando esse malware bloqueava dados, exibia uma mensagem na tela informando que o usuário só teria seus arquivos de volta (documentos, fotos, vídeos, etc.).

    Ransomware Locky: A variedade locker-ransomware costuma ser menos complexa, mas essa característica não indica que ela é, necessariamente, mais fácil de mitigar. Nela, em vez de um conjunto de dados importantes ser criptografado, o acesso do usuário ao dispositivo ou sistema é bloqueado. É é como se o locker-ransomware passasse um cadeado em uma porta ou trocasse a fechadura dela. A vítima é então submetida a algum tipo de extorsão para ter seu acesso restabelecido.

    O bloqueio Locky pode ser feito de diversas maneiras. As mais comuns envolvem mudanças de senha (por meio da exploração de uma vulnerabilidade de software, por exemplo) ou a exibição de uma tela que impede o acesso aos campos de login.

    Ransomware WannaCry ou WannaCryptor: Este Trojan já se utilizou dos nomes WannaCry, WanaCrypt0r, WCrypt e WCRY. Ele criptografa arquivos do computador e impede que o usuário os acesse, a menos que pague um determinado valor em bitcoins (resposta dada pela questão). Os atacantes conseguiram, por intermédio de uma vulnerabilidade encontrada no Windows pela NSA (e depois "roubada"), instalar o Trojan Backdoor 'DoublePulsar', o que lhes permitiu introduzir o WanaCrypt0r Ransomware na máquina comprometida e em outros computadores que estavam conectados a ela.

    Ransomware Petya: está ativo desde, pelo menos, março de 2016. Sua diferença para outros ransomwares é que, em vez de criptografar arquivo por arquivo, ele impede o acesso a todo o disco rígido criptografando a tabela de arquivos mestre (MFT) para que o sistema de arquivos se torne ilegível e o Windows não consiga nem iniciar.

    Ransomware Cerber: é usada para criptografar os arquivos das vítimas. adiciona a extensão 'CERBER' em cada arquivo que o Cerber Ransomware criptografa. Depois de ter criptografado alguns dos arquivos da vítima, o Cerber Ransomware exige o pagamento de um resgate em troca da chave de descriptografia.

    Por fim, atenção: É possível que um único ransomware execute ações de locker-ransomware e crypto-ransomware ao mesmo tempo.

    Fontes: infowester.com/ransomware.php e enigmasoftware.com/pt/

    Abraços!

  • a galera que está atento no mundo da informática não erra tão fácil

  • Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.

    O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins. Backup é a solução mais efetiva contra ransomware.

    Existem dois tipos de ransomware:

    Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.

    Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.

    fonte: https://cartilha.cert.br/ransomware/ransomware-slides.pdf

    GAB = D

  • Mulher chorando foi boa... rs