-
É o inventário rotativo que ocorre no decorrer do ano fiscal da organização sem parada no processo operacional.
-
Inventário Permanente:
O inventário funciona por um controle de estoque de forma individualizada e imediata. Geralmente este registro é feito por um sistema eletrônico de dados, ou seja, neste sistema é possível a obtenção do custo da mercadoria vendida (CMV) a qualquer instante.
Inventário Periódico:
Pelo sistema periódico, as vendas não são controladas de modo imediato no estoque, isto é, a contagem do custo da mercadoria vendida (CMV) acontece apenas no final de cada período.
-
Gabarito''Errado''.
>Inventário Rotativo ou Inventário Físico é um processo de recontagem física e contínua de todo o estoque. Este processo exige que o estoque seja contado em uma frequência pré-determinada (diária, semanal, mensal), sendo assim organizada em períodos cíclicos que acontecerão de acordo com a demanda de cada negócio.
Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!
-
No Inventário Periódico temos a contabilização das operações de bens através da Conta Mercadorias Mista ou Conta Mercadoria Desdobrada ao final de um período determinado pela empresa, sendo geralmente anual. É a partir desta opção que os produtos são contabilizados física e numericamente, sendo avaliados de acordo com a data de encerramento do balanço. Desta forma é possível ter acesso a diversos dados, como a auditoria dos resultados de mercado, balanço do Custo de Fabricação Final e do Custo de Produtos Vendidos. Esta opção é mais popular em empresas de pequeno e médio porte.
Já no Inventário Permanente, o usuário possui a ferramenta de acompanhar continuamente o nível do estoque uma vez que atualização ocorre a cada transação financeira, a partir do controle de entradas e saídas de mercadorias com dados de quantidades e valores. A análise da movimentação física e contábil é feita através da Ficha de Estoque, onde o valor dos produtos em estoque são disponibilizados através da Conta Mercadorias.
Fonte: http://universidadeestoque.com.br/blog/index.php/diferenca-entre-inventario-permanente-e-inventario-periodico/
Meu comentário:
Como no Inventário Periódico a contabilização é FÍSICA e NUMÉRICA, deve haver interrupção das atividades.
Como no Inventário Permanente a movimentação é feita pela FICHA DE ESTOQUE, ou seja, via sistema, não precisa haver interrupção das atividades.
Resposta da questão: ERRADO
-
ERRADO. O inventário periódico tem a desvantagem de implicar a paralisação das atividades da organização.
-
Inventário periódico com P de para a produção!
-
ERRADO
-
Errada
Inventário Geral ou Periódico = Feito no final do exercício fiscal e a contagem e verificação se faz de uma única vez para todos os itens de estoque.
Nele ocorre o CUT-OFF = Fechado para balanço.
Inventário Rotativo = Haverá um cronograma periódico a ser seguido, fazendo-se a contagem mês a mês de cada área pretendida. Uma de suas vantagens está em não paralisar a atividade da instituição, não paralisar a área inventariada.
Fonte: Estratégia Concursos.
-
GABARITO: ERRADO
Inventário Rotativo
Inventário Rotativo é um processo de recontagem física e contínua de todo o estoque. Este processo exige que o estoque seja contado em uma frequência pré-determinada (diária, semanal, mensal), sendo assim organizada em períodos cíclicos que acontecerão de acordo com a demanda de cada negócio.
Inventário Periódico
A contagem de um inventário periódico é realizada no final de um período determinado pela empresa. Os objetivos são: atualizar as informações do sistema de estoque, elaborar demonstrativos financeiros e corrigir eventuais falhas humanas.
Inventário Geral
Tem por principal objetivo a elaboração de demonstrativos financeiros. Ele não é um requisito legal, porém é uma exigência dos acionistas e contadores da empresa.
Normalmente, a realização do Inventário Geral exige a interrupção das operações do armazém e da fábrica, pois o inventário físico corresponde à contagem de todos os estoques da empresa, validando o físico versus o registrado.
FONTE: https://institutobrasillogistico.com.br/2018/01/25/conceito-importancia-e-tipos-de-inventarios/
-
Gabarito: E.
Anual/Periódico – destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício – constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício; (Paralisa as atividades)
-
Errado
De acordo com a Instrução Normativa no 205/88, 26
Inventário físico é o instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes , em uso no órgão ou entidade.