SóProvas


ID
3118438
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item quanto ao programa de correio eletrônico MS Outlook 2016, ao sítio de busca Google e às noções de vírus, worms e pragas virtuais.


Os rootkits são programas maliciosos que infectam o sistema dezenas de vezes sem que o usuário perceba. Contudo, eles são facilmente encontrados, pois não conseguem se esconder dos programas de detecção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Rootkit é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de

    um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido. É muito importante

    ressaltar que o nome rootkit não indica que os programas e as técnicas que o compõem são

    usadas para obter acesso privilegiado a um computador, mas sim para mantê-lo. O conjunto de

    programas e técnicas fornecido pelos rootkits pode ser usado para:

    Esconder atividades e informações (Ex: arquivos, diretórios, processos, chave de registro, etc);

    Fonte:Estratégia Concursos,professores Renato da Costa e Diego Carvalho.

  • Gabatiro: Errado

    Rootkit é um software, na maioria das vezes malicioso, criado para esconder ou camuflar a existência de certos processos ou programas de métodos normais de detecção e permitir acesso exclusivo a um computador e suas informações. Ele funciona como um backdoor, que significa uma porta em que o usuário, bem ou mal intencionado, pode entrar e sair livremente, fazendo o que bem entender sem que os mecanismos tradicionais de antivírus e defesas do computador inibam essa ação.

    A detecção de rootkits é difícil pois o próprio rootkit pode subverter o software que se destina a encontrá-lo. Os métodos de detecção incluem o uso de um sistema operacional alternativo e confiável, métodos baseados em comportamento, verificação de assinatura, verificação de diferenças e análise de despejo de memória. A remoção pode ser complicada ou praticamente impossível, especialmente nos casos em que o rootkit reside no kernel.

  • Rootkit - tem como principal característica mascarar (esconder) dos programas de segurança a sua existência e a de outros Malwares presentes no sistema.

  • Rootkit tem sido muito abordado em provas.

  • O rootkit é difícil detecção
  • GAB. ERRADO

    Também pode ajudar a complementar sobre o assunto:

    (CESPE/PCDF/ESCRIVÃO/2013) Rootkit é um tipo de praga virtual de difícil detecção, visto que é ativado antes que o sistema operacional tenha sido completamente inicializado.

    ITEM CORRETO.

    ".....rootkits atacam o setor de inicialização e modificam a sequência de inicialização para se carregar na memória antes de carregar o sistema operacional original."

    Sigamos firmes na luta!

  • Rootkit  = CAMALEÃO

  • se o cara ta lá pra "mascarar" os malwares não pode ser de fácil detecção.

  • Gabarito: Errado

    Rootkit é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

  • ROOTKITS associei a ROOTKIDS

    crianças gostam de se esconder... ROOTKITS se escondem.

    GABARITO CERTO

  • Gabarito: Errado.

    .

    .

    -  Rootkit: é um software, na maioria das vezes malicioso, criado para esconder ou camuflar a existência de certos processos ou programas de métodos normais de detecção e permitir acesso exclusivo a um computador e suas informações. O sistema operacional Linux/Unix tem relação com o início desse software.

  • Camufla ,oculta esconde a presença do invasor.

    De difícil remoção.

  • ROOTKIT:

    → É um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

    Uma vez vi um comentário de um colega aqui no QC, nunca mais esqueci o que era o ROOTKIT, pode ser bobo, mas funcionou p mim.

    É só lembrar do chocolate KitKat, se vc tem, vc deixa escondido p não dar a ninguém...

    GABARITO ERRADO!

  • só no off xiuuu
  • GABARITO : ERRADO

    Rootkit : ROOT ( escondido/camuflado)

    Programas e técnicas para manter o acesso indesejado à um PC,conforme necessidades de seu criador.

    1.REMOVE EVIDÊNCIAS.

    2.ESCONDE ATIVIDADES.

    3.CAPTURA INFORMAÇÕES.

    4.MAPEIA VULNERABILIDADES.

    Obs: se for removido de um sistema operacional, esse sistema não voltará à sua condição original, pois eles alteram todo o sistema operacional e não arquivos ou pastas.

  • Gabarito Errado.

    A função do Rootkit é assegurar a permanência dos outros malware ou dos invasores. Ele esconde as provas, destrói as evidencias. O Rootkit apaga os Logs do sistema para que as ferramentas de proteção como o anti vírus não identifiquem os malwares e o próprio Rootkit.

    Bons estudos!✌

  • GAB C

    Os Roolkits de modo de núcleo, que funcionam nos níveis MAIS BAIXOS DO SISTEMA operacional, são considerados como mais difíceis de se detectar

  • ROOTKIT

    ➥ Também chamado de Caixa de Ferramentas, são programas maliciosos que infectam o sistema dezenas de vezes sem que o usuário perceba.

    ➥ Em outras palavras, é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

    [...]

    Modos de Uso: Tais programas e técnicas pode ser usado para:

    ✓ Manter acesso privilegiado em um computador comprometido;

    ✓ Esconder as atividades dos atacantes;

    ✓ Tornar oculta sua presença pelos usuários e por mecanismos de proteção.

    [...]

    Modo de Ativação: Os rootkits são ativados antes que o sistema operacional do computador esteja totalmente iniciado, renomeando arquivos de sistema, o que torna difícil sua remoção. Eles são normalmente utilizados para instalar arquivos ocultos, que servem para interceptar e redirecionar dados privados para o computador de quem criou o malware.

    ► Suas atividades permanecem ocultas no computador e podem ser instaladas de forma remota.

    [...]

    Importante! ☛ O nome rootkit não indica que os programas e as técnicas que o compõe são usadas para obter acesso privilegiado a um computador, mas sim para mantê-lo.

    [...]

    SUA HISTÓRIA

    ► Antigamente: Rootkits inicialmente eram usados por atacantes que, após invadirem um computador, os instalavam para manter o acesso privilegiado, sem precisar recorrer novamente aos métodos utilizados na invasão, e para esconder suas atividades do responsável e/ou dos usuários do computador.

    ► Atualmente: Apesar de ainda serem bastante usados por atacantes, os rootkits atualmente têm sido também utilizados e incorporados por outros códigos maliciosos para ficarem ocultos e não serem detectados pelo usuário e nem por mecanismos de proteção.

    [...]

    RESUMO

    Rootkit --> ESCONDE e ASSEGURA --> MANTÉM acesso ao PC

    ____________

    Fontes: Techtudo; Cartilha de Segurança; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • BIZU!

    Rootkit = oculta invasores.

  • Rootkit - Esconder e assegurar!

  • ROOTKIT: principal intenção é se camuflar, para assegurar a presença no computador comprometido, impedindo que seu código seja encontrado por qualquer antivírus.

    • É ativado até mesmo antes da inicialização completa do Sistema Operacional;

  • A DETECÇÃO É EXTREMAMENTE DIFÍCIL!

    EXEMPLO: Você invade um sistema e faz alterações em um banco de dados, depois você instala um rootkit para apagar os rastros das operações maliciosas que você fez.

    CESPE SOBRE O TEMA:

    Os rootkits são um conjunto de programas que oferecem mecanismos para esconder o invasor, assegurando a sua presença em um computador invadido. CERTO

    Algumas pragas virtuais permanecem ocultas no computador e podem ser instaladas de forma remota, como é o caso dos rootkits. CERTO

  • GABARITO ERRADO

    Rootkit --> ESCONDE e ASSEGURA --> MANTÉM acesso ao PC

  • Errado.

    Rootkit é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

    É de difícil detecção.