SóProvas


ID
3119434
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o texto a seguir.


Se queremos analisar o regime autoritário em suas diversas formas devemos examinar os estilos de liderança e os diferentes modos de conceber a relação entre o poder do Estado e a sociedade. As “ideologias” contêm um forte elemento utópico; as “mentalidades” estão mais próximas do presente ou do passado. Os sistemas totalitários têm ideologias, enquanto os regimes autoritários se baseiam em mentalidades peculiares, difíceis, portanto, de definir.

(LINZ, Juan apud: AVELAR, Lúcia. “Juan Linz. Um sociólogo de nosso tempo.” Tempo Social. Rev. de Sociologia da USP, São Paulo, 13(1): 203-227, maio de 2001, p. 211. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ts/v13n1/v13n1a13.pdf)


A comparação proposta no texto acima, segundo o autor,

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá, seguinte,

    Gabarito letra B;

    Veja bem, o regime autoritário no Brasil, houve o que não ocorreu nos demais.

    Como assim ?

    Por que havia eleições, mesmo que diretas, sem participação popular, mas isso, por exemplo, não ocorreu nos demais regimes, como o do Chile, Alemanha, Espanha e URSS entre outros tantos... então cada caso é um caso.

    Apesar de muitos falarem que Alemanha e Itália eram regimes TOTALITÁRIO, o que eu concordo.

    Enfim, qualquer equivoco chama aí.

    Grande abraço.

  • Só pensar que o facismo e o nazismo eram uma "deformação" ideológica, enquanto que ditaduras e mais atualmente governos como de Trump e Bolsonaro são uma infecção múltipla da sociedade.