-
Certo, a chave continua sendo privada - porque só que a tem sabe qual é.
O que pode causar confusão é que o propósito da assinatura digital é diferente do propósito da comunicação criptografada.
Na comunicação criptografada nós queremos garantir a Integridade e Confidencialidade das mensagens, porém na assinatura digital nós queremos garantir a autenticidade e o não-repúdio.
Nesse caso eu criptografo um documento com uma chave privada e disponibilizo a chave pública para quem desejar saber se aquele documento é meu mesmo.
Se a chave pública conseguir recuperar o conteúdo do documento criptografado então garantimos que aquele documento é daquela pessoa que o gerou (autenticidade), da mesma forma, a pessoa que gerou o documento não poderá negar sua autoria ( não-repúdio).
-
Segundo Tanembaum(Redes, 2004), a chave secreta é de conhecimento do remetente e da autoridade certificadora. Questão errada.
-
Roger, dá uma lida aqui Certificação digital.
-
CERTO
Segundo Forouzan (2008,p.737),"O remetente usa sua chave privada para encriptar(assinar) a mensagem, exatamente como um pessoa usa sua assinatura(que é privada, no sentido de que ela é difícil de falsificar) para assinar um documento em papel."
**Portanto, a chave privada é "pessoal" e conhecida apenas pelo dono do par de chaves , no caso o remetente(emissor). A chave privada do remetente é usada para assinar o documento, e a chave pública (do mesmo par de chaves)desse mesmo remetente é usada para verificar a assinatura da mensagem assinada.
Fonte:
FOROUZAN, B. A.; FEGAN, S. C. Protocolo TCP/IP. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
-
Assinatura digital é uma coisa Certificado Digital é outra coisa... Cuidado para não confundir, no caso do certificado digital ele é assinado pela autoridade certificadora, com uso de sua chave privada.
Agora uma assinatura digital normal, sem vínculo com certificado digital, é assinado pela chave privada do remetente.
-
vamos tentar não confundir neh.
NA ASSINATURA DIGITAL : chava privada codifica, e será usada as chaves do remetente.
NA CRIPTOGRAFIA DIGITAL : as chaves privadas decodificam e são usadas as do destinatário.
Casos tenha erros, avise-me.
GABARITO CERTO