-
Os Firewalls de Estado de Sessão (stateful firewall) analisam os pacotes e guardam o estado de cada conexão de maneira que seja possível para identificar e fazer uma previsão das respostas legítimas, de forma a impedir o tráfego de pacotes ilegítimos. A verificação dos pacotes engloba as camadas de enlace, rede (camadas 1 e 2), e pode englobar a camada de transporte (camada 3) do TCP/IP.
Fonte: http://waltercunha.com/blog/index.php/2009/09/18/firewall-conceitos/
-
Os firewalls de estado foram introduzidos originalmente em 1991 pela empresa DEC com o produto SEAL, porém, não foi até 1994, com os israelenses da Checkpoint, que a tecnologia ganharia maturidade suficiente. O produto Firewall-1 utilizava a tecnologia patenteada chamada de Stateful Inspection, que tinha capacidade para identificar o protocolo dos pacotes transitados e "prever" as respostas legítimas. Na verdade, o firewall guardava o estado de todas as últimas transações efetuadas e inspecionava o tráfego para evitar pacotes ilegítimos.
-
Errado.
O firewall é uma barreira de proteção, que controla tráfego de dados entre seus computadores e a Internet. Seu objetivo é permitir somente a transmissão e arecepção de dados autorizados. O firewall é uma combinação de Hardware e Software, algumas de suas caracteristicas são: filtros de endereçamento, isolamento de rede local com a rede remota, criptografia, autenticação. E tem o firewall baseado somente em software, esses são mais indicados ao uso doméstico.
-
Questão errada.
O Firewall baseado em estado é uma evolução do filtro de pacotes, pois possui uma tabela de estado que é associada à tabela de regras, o que auxilia na tomada de decisões. Neste firewall as conexões são monitoradas a todo instante e um pacote só pode passar pelo Firewall se fizer parte da tabela de estados.
Apenas para complementar.
Filtros de pacotes: Este tipo de Firewalls são conhecidos por esse nome por utilizarem regras que consistem na filtragem de pacotes. A filtragem de pacotes inspeciona cada pacote que passa pela rede, aceitando ou não com base em regras definidas pelo usuário. Esse Firewall é bastante eficaz e transparente na maior parte dos seus utilizadores, e possui um maior desempenho se comparado aos outros tipos existentes. Dentre suas principais vantagens podemos destacá-lo por ser de baixo custo, simples e flexível, por ter um bom gerenciamento de tráfego e as regras são fáceis de serem criadas. Porém são vulneráveis a ataques que exploram as deficiências do protocolo TCP/IP.
-
O denominado firewall de estado é um tipo de firewall mais simples que atua nas camadas de rede e transporte (camadas 3 e 4), para filtrar tráfego a partir de endereços IP de origem e destino e a partir da porta TCP ou UDP.
-
Firewall de estado é um tipo de firewall mais COMPLEXO (comparando-se c o 'filtro de pacotes' somente) que atua nas camada de enlace (camada 1 do TCP/IP) e de rede (camada 2 do TCP/IP), sem fazer análise nas camadas superiores, para filtrar tráfego a partir de endereços IP de origem e destino e a partir da porta TCP ou UDP.
Fonte: Seg de Redes (Emilio Nakamura)
-
Tipos de firewalls:
1- Filtro de pacotes -> entendo que opera nas camadas de enlace, rede e de transporte ->são divididos em -> com estado e sem estado.
- O filtro de pacotes sem estado é mais simples, pois utiliza apenas as interfaces de rede, os endereços IP de origem, destino, as portas TCP e UDP na filtragem.
- O filtro de pacotes com estado é mais complexo, pois acrescenta ao filtro sem estado uma tabela de estados a fim de criar um contexto entre os pacotes enviados ou recebidos.
Ocorre que as bancas de concurso público costumam considerar que os roteadores de filtragem de pacotes operam nas camadas de rede e de transporte.
2- Gateway em nível de aplicação - também chamado de proxy - pode vizualizar a camada de aplicação e filtrar seu conteúdo.
3- Gateway em nível de circuito - a função de segurança aqui está em determinar quais conexões serão permitidas.
Pesquisa feita em "Criptografia e segurança de redes - William Stallins - 4ª edição"
-
A afirmacao "O denominado firewall de estado é um tipo de firewall mais simples que atua na camada de rede (camada 3), para filtrar tráfego a partir de endereços IP de origem e destino e a partir da porta TCP ou UDP." está errada porque:
1) O firewall de estado não é o mais simples! o mais simples é o firewall de filtro de pacotes
2) O firewall de estado nao atua somente na camada 3 do TCP/IP, ele vai até a camada 4
-
o grande erro da questão é afirmar que o firewall de estado é "simples".
apesar de atuar nas camadas 3 e 4, a questão não é enfática em dizer: "só atua na camada 3".
-
O denominado firewall de estado é um tipo de firewall mais simples (errado) é complexo
que atua na camada de rede (camada 3), (correto)
para filtrar tráfego (correto)
a partir de endereços IP (correto)
de origem e destino e (correto)
a partir da porta TCP (correto)
ou UDP. (correto)
-
Firewall Stateful (Firewall de Estado de Sessão)
Os Firewalls de Estado de Sessão (stateful firewall) analisam os pacotes e guardam o estado de cada conexão de maneira que seja possível para identificar e fazer uma previsão das respostas legítimas, de forma a impedir o tráfego de pacotes ilegítimos. A verificação dos pacotes engloba as camadas de enlace, rede (camadas 1 e 2), e pode englobar a camada de transporte (camada 3) do TCP/IP.
Firewall Stateless (Filtros de Pacotes)
Os filtros de pacotes analisam cada um dos pacotes à medida em que são transmitidos, verificando exclusivamente as informações das camada de enlace (camada 1 do TCP/IP) e de rede (camada 2 do TCP/IP), sem fazer análise nas camadas superiores.
-
Pelo que sei, o firewall de estados atua na camada 4 e não e é mais complexo que o de filtro de pacotes.
gabarito: E
-
(ERRO EM VERMELHO) O denominado firewall de estado é um tipo de firewall mais simples que atua na camada de rede (camada 3), para filtrar tráfego a partir de endereços IP de origem e destino e a partir da porta TCP ou UDP.
OBS: Não é o mais simples, é INTERMEDIÁRIO. Mais complexo q o pacote tradicional (statless), e menos complexo q os proxys.
-
Firewall de pacotes >> mais simples
Proxy >>> intermediário
Firewall de estados>> + complexo, sendo o do tipo statefull (+ seguro) uma evolução do stateless
-
errado
firewall com estado (statefuul) -> mais complexo
filtro de pacotes -> mais simples (bloqueia com base em endereço de portas e protocolos) a questao se trata dele!
-
Os firewalls que mantêm o estado das conexões atuam na camada de rede, mas podem tomar decisões com base em informações das camadas de transporte e aplicação. Por esse motivo, conseguem perceber mais facilmente as tentativas de DOS (denial of service) nos servidores protegidos por esse firewall.
CERTO