SóProvas


ID
3122044
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente comparece ao serviço de saúde com febre alta há dois dias, após haver regressado de área de alta incidência de dengue. Relata que já teve dengue clássico há dois anos. Esse paciente deverá ser alertado para os sinais de alarme da dengue, que incluem, entre outros itens,

Alternativas
Comentários
  • São sinais de alarme da dengue os seguintes sintomas:

     

    Dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome.

    Vômitos persistentes.

    Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico).

    Sangramento de mucosa ou outra hemorragia.

    Aumento progressivo do hematócrito.

    Queda abrupta das plaquetas. 

     

    http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/dengue

     

  • Veja, se ele já teve dengue leve a um tempo atrás, ele está imune a essa doença, logo, ele irá contrair os outros três tipos de dengue, que exigem um maior cuidado para evitar os sintomas, que são diferentes da dengue clássica (leve), por exemplo: sangramento da mucosa.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre dengue.

    Toda pessoa deverá ser alertado para os sinais de alarme da dengue, que demonstram que o usuário pode estar evoluindo para a forma mais grave. Esses sinais incluem dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico), hipotensão postural e/ou lipotimia, hepatomegalia maior do que 2 cm abaixo do rebordo costal, sangramento de mucosa (Letra C), letargia e/ou irritabilidade, aumento progressivo do hematócrito.


    A) Incorreto. Dores na panturrilha.

    B) Incorreto. Rigidez na nuca.

    C) Correto. Sangramento de mucosa.

    D) Incorreto. Sudorese noturna.

    E) Incorreto. Gânglios occipitais.


    Resposta do Professor: C.


    Referencia: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Dengue : diagnóstico e manejo clínico : adulto e criança [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – 5. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.