- 
                                O parsons é liberal, portanto buscar a igualdade de oportunidades não corresponde ao que apontam os teóricos liberais.  
 
 
- 
                                Também concordo que o gabarito devia ser "errado"
Parsons é discípulo de Durkeim e ambos são teóricos liberais,  que não se preocupam com igualdade de oportunidades
                            
- 
                                Para Talcott Parsons, a escola como meio de socialização acaba promovendo a conservação desse sistema, cumprindo a função
 de manutenção da sociedade. Logo não há igualdade de oportunidades.
 Questão errada. Fonte: Material Estratégia concursos (Professoras: Fabiana e Fernanda)
 
 
- 
                                Para Parsons, assim como Durkein, a escola era um ambiente de igualdade de oportunidade. Um local comum a todos, no qual os mais "interessados" e "esforçados" poderiam se sobressair, de acordo com suas capacidades individuais. O item está correto.  
- 
                                [editar | editar código-fonte] Parsons foi um defensor da "Grande Teoria", uma tentativa de integrar todas as ciências sociais em um amplo trabalho teorético. Sua obra inicial - A Estrutura da Ação Social - reviu a produção de seus grandes predecessores, especialmente Max Weber, Vilfredo Pareto e Émile Durkheim, buscando a partir deles uma simplificada "teoria da ação baseada na suposição de que a ação humana é voluntária, intencional e simbólica.](por isso a questão esta correta.) 
- 
                                Talcoot Parsons possui ideias que se enquadram no funcionalismo da educação. Ou seja, o fundamento em que a educação tem a função de integrar o aluno à sociedade por meio da transmissão de valores universais. Assim, Parson coaduna com as ideias de Durkheim. Pode parecer estranho um teórico liberal defender a igualdade de oportunidades na escola. Mas essa visão de Parson é um ponto de vista otimista da educação. É um posicionamento liberal que defende que na escola todos têm igualdade de oportunidades e o sucesso vai depender do esforço de cada um.   Dessa forma, Parson acredita na educação como redentora, em que a escola corrigirá os desvios sociais dos alunos.    Parece contraditório, mas é justamente uma visão liberal que responsabiliza o indivíduo e rejeita as desigualdades existentes na escola.   
- 
                                Respondi aqui mesmo no Qconcurso, a mesma questão, e o gabarito estava como errada. Agora nesta deu como correta. Oxii....