SóProvas


ID
3123190
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No chamado doping sanguíneo, atletas retiram determinado volume de sangue e o reintroduzem no corpo, em momento próximo ao da competição.


Esse procedimento, que melhora o desempenho do atleta, possibilita o aumento do seguinte parâmetro sanguíneo:

Alternativas
Comentários
  • Dopagem Sanguínea ou Doping Sanguíneo é o ato em que um  retira uma quantidade de seu sangue oxigenado e descansado e o guarda em ambiente refrigerado.

    Assim seu sangue irá obter mais hemácias oxigenadas para repor as perdidas, e perto da hora de sua competição ele injeta o sangue guardado, havendo assim hemácias em excesso para transportar o oxigênio para o sangue, havendo assim uma melhora em seu rendimento.

    Dopagem Sanguínea ou Doping Sanguíneo pode ser definido como tecnicas realizadas pelos atletas a fim de aumentar a quantidade de hemácias no sangue.

    O doping sanguíneo pode ajudar a aumentar a capacidade do atleta para desempenho dos exercicios, ajudando a reduzir a sensação fisiológica de esforço durante a realização de exercícios em altas temperatuas e em grandes altitudes.

    O doping se apoia na ideia de que após flebotomia o organismo do atleta entra no estado de eruropoiese buscando o estabelecimento do nivel normal dos eritrócitos.

    Após a infusão ou reinfusão sanguínea tem-se como consequência uma elevação da hemoglobina plasmática aumentando assim a capacidade de trasportar O2, consequentemente a capacidade aeróbica.

    O doping sanguineo e considerado um recurso orgogênico no contexto do esporte e desempenho do atletico.

    Esses procedimentos do doping alem de ser ilegal, possuem riscos clinicos que podem ser graves, além de reduzir o desempenho atletico. Esses riscos são aumentado através do controle medico inadequado, e através da interação entre a desidratação com o exercicio e o stresse ambiental.  

    Intensão: aumento de eritrócitos, porém nada comprova o resultado. Questão de formulação complicada, porque Aumento de Capacidade Anaeróbica é a capacidade de resistência anabólica depois que as células realizaram a síntese de oxigênio, o texto dá a entender que o atleta deseja fazer o dopping sanguíneo para aumentar a Capacidade Aeróbica, capacidade de oxigenar e não "o contrário", melhor dizendo nãp mse trata de contrário ,mas de momento pós oxigenação e exaustão, momento de resistência, cansaço e aumento de ácido lático.

    Agregação Plaquetária não parece ser a ideia.

    Concentração do ácido lático também ocorre durante a prova física, ponto máximo pós exaustão, e não seria o "recomendado" no caso utilizar um sangue dopado com concentração de ácido lático ou "cansado" por assim dizer.

  • ou seja letra

    A

  • O doping sanguíneo é considerado um "recurso ergogênico", entendido pelos praticantes de esporte como um procedimento ou agente que proporciona ao atleta um limite competitivo além do conseguido nos treinamentos comuns. Essa melhora do desempenho é demonstrada no prolongamento de tempo para atingir a exaustão e na potência maior e mais rápida atingida. Ao retirar e reintroduzir o sangue no corpo, a massa de hemácias (glóbulos vermelhos) pode ser artificialmente aumentada. Essa infusão pode ser por hemácias próprias ou de outro indivíduo, ou utilizando eritropoetina. Esse é um procedimento considerado antiético e causa exposição do atleta a riscos de saúde potencialmente sérios. (AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. O uso do doping sanguíneo como recurso ergogênico, Scielo, 1999)

    De acordo com as alternativas, o procedimento aumenta:
    a) número de eritrócitos, que são os glóbulos vermelhos do sangue (hemácias). Correta.
    b) capacidade anaeróbia é a resistência que o músculo pode atingir, definida pelo ácido lático. Incorreta.
    c) agregação plaquetária é uma avaliação das funções das plaquetas. Incorreta.
    d) concentração de ácido lático define a capacidade anaeróbia. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.

  • Eritrócito que é responsável por carregar O2

  • Eritrócitos = hemácias = glóbulos vermelhos