-
Doença celíaca é uma do causada por uma reação ao em pessoas com . Os sintomas clássicos incluem problemas gastrointestinais como crónica,...
... reação do organismo ao , um conjunto de presentes no e em outros cereais como a ou fonte: Wikipedia
-
Reação imunológica à ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio.
-Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros
-
O glúten é uma proteína presente no trigo e em outros grãos como cevada e centeio.
O glúten é formado por duas proteínas: glutenina e gliadina. É uma estrutura complexa que, como outras proteínas, inicia sua quebra para virar aminoácido, na digestão do estômago. É considerada a única proteína que o corpo não consegue digerir completamente.
.
No caso da Sensibilidade ao Glúten, este tipo de alimento está mais associado ao desconforto e sintomas digestivos e não a alterações orgânicas do intestino ou distúrbios nutricionais, como na doença celíaca.
-
A doença celíaca é uma doença autoimune onde as células de defesa atacam o próprio organismo, agredindo as células e causando um processo inflamatório. Essa inflamação é provocada pelo glúten, uma proteína que é encontrada no trigo, cevada e centeio. O processo inflamatório ocorre na parede interna do intestino delgado, leva à atrofia das vilosidades intestinais, gerando diminuição da absorção dos nutrientes. É uma doença que não tem cura, o tratamento consiste em retirar da dieta os alimentos que contém glúten em sua composição, para evitar a inflamação. (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - Doença Celíaca. Portaria SAS/MS nº 1149, de 11 de novembro de 2015)
Analisando as alternativas, a molécula do glúten é:
a) lipídeo - gordura de reserva energética e capaz de sintetizar hormônios sexuais. Incorreta.
b) vitamina - composto orgânico essencial para o funcionamento do organismo. Incorreta.
c) proteína - presente no trigo, cevada e centeio. Correta.
d) carboidrato - açúcar em geral, monossacarídeos ou polissacarídeos. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra C.
-
glúten é feito de 4 tipos diferentes de proteínas