SóProvas


ID
3123232
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O gueto do Norte tinha se transformado numa espécie de área colonial. A colônia era impotente porque todas as decisões importantes que afetavam a comunidade vinham de fora. Muitos de seus habitantes chegavam a ter sua vida diária dominada pelo agente da previdência e pelo policial. Os lucros obtidos por senhorios e comerciantes eram retirados e raramente reinvestidos. A única coisa positiva que a sociedade mais ampla via na favela era o fato de ela ser uma fonte de mão de obra excedente barata em tempos de prosperidade.

Adaptado de CARSON, C. A autobiografia de Martin Luther King. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.


No fragmento, Martin Luther King, líder do movimento pelos direitos civis, estabelece uma comparação entre o colonialismo territorial e os eventos ocorridos no gueto negro de Lawndale, na cidade de Chicago, onde ele morou com sua família.


Essa comparação está fundamentada no seguinte processo social:

Alternativas
Comentários
  • Havia imposição cultural mas não fica expressa no texto, havia movimento de totalitarismo político tanto que o autor do fragmento era líder de movimento por direitos civis e existe a assertiva "A colônia era impotente porque todas as decisões importantes que afetavam a comunidade vinham de fora". porém a relação entre essa frase e a totalização política não foi definida e não expressa isso também para o examinador, logo a drenagem econômica se evidenciou pelo "Os lucros obtidos por senhorios e comerciantes eram retirados e raramente reinvestidos." Gabarito letra C. Manipulação ideológica segue a mesma análise, havia porém não fica claro no texto.

  • O paralelo traçado por Martin Luther King entre o colonialismo político-territorial e o gueto negro de Lawndale está claramente ancorado na semelhança entre as práticas econômicas verificadas no bairro pobre de Chicago e no sistema colonial clássico. Em ambos, verificou-se a drenagem econômica, particularmente através da extração de valor baseada em custos reduzidos, que beneficiava agentes econômicos extraterritoriais e, ao mesmo tempo, o ínfimo retorno para a população e para os espaços locais

  • O texto de apoio aborda um fragmento onde é demonstrada as dificuldades em viver num gueto de população negra nos EUA da primeira metade do século XX. Logo após, é estabelecida uma comparação entre o colonialismo e a vida do gueto.  O enunciado questiona qual alternativa apresenta corretamente o processo social que explica a comparação. 
    A) Não há menção a processos culturais no texto. 

    B) As forças externas ao gueto não o dominavam em todos os seus aspectos políticos como em regimes totalitários.
    C) A descrição do processo é clara ao citar que lucros de proprietários de imóveis e comerciantes não eram reinvestidos no local gerando uma comparação muito apropriada com a administração econômica de colônias. Alternativa correta. 
    D) Não há no texto nada que identifique mecanismos de manipulação ideológica. Os habitantes do gueto eram mantidos sob controle através da violência das instituições contaminadas pelo racismo estrutural. 


    Gabarito do professor: C.