>>Técnicas Para o Levantamento das Necessidades de Treinamento
1. Observações;
2. Solicitações dos gestores;
3. Entrevistas;
4. Conferência de grupos;
5. Análise de cargos;
6. Questionário de pesquisa;
7. Testes ou exames;
8. Avaliação de desempenho;
9. Registros de pessoa;
10. Relatórios da empresa ou de produção;
11. Planejamento organizacional de longo prazo.
fonte: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/treinamento-e-desenvolvimento-5/ (nesse site tem tudo, deem uma olhadinha) errando e aprendendo, vida que segue...
GAB: B
GAB: B
De acordo com Goldstein, existem 03 tipos (níveis) de análises que devem ser realizadas, sequencialmente, para o diagnóstico das necessidades. São essas análises:
1° – Análise organizacional: contempla a identificação dos resultados organizacionais a serem afetados pelo treinamento, bem como das condições ambientais capazes de interferir na execução do programa de T&D, e na observação dos efeitos da ação educacional. Contempla aspectos da estrutura, da estratégia e da cultura organizacional.
2° – Análise de tarefas (Análise de operações e tarefas): são descritas as atividades e as condições sobre as quais estas atividades são realizadas, bem como os conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) requeridos dos indivíduos para o bom desempenho do trabalho. Envolve aspectos como processos de trabalho, espaços ocupacionais e cargos.
3° – Análise individual: momento em que a organização identifica o repertório “atual” de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes existentes na organização, com o objetivo de identificar as “lacunas” de CHAs (gap de competências) que justificam a participação de indivíduos, ou mesmo grupos de trabalho, em uma determinada ação educacional.