SóProvas


ID
3124384
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 8ª Região (PR)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Nas questões que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que:  todos  os  programas mencionados estejam em  configuração‐padrão, em  português;  o mouse esteja configurado para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão  esquerdo  do mouse;  teclar  corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que  não  haja  restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

Assinale  a  alternativa  correta  no  que  se  refere  à  correção  gramatical  e  à  adequação  da  linguagem  do  trecho  apresentado à correspondência oficial.   

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

     

    a) Informamos que os processos aos quais Vossa Senhoria  se referiu no documento datado de 23/7/2018 foram encaminhados à Presidência deste Conselho. 

     

    Correto sujeito e crase!

     

    b) Esclareça‐se, à propósito,  que os interessados que interporam recursos devem aguardar a resposta da Comissão de Avaliação no prazo  previamente  estipulado. 

    Não se usa crase antes de palavras MASCULINAS.

    PÔR e derivados, com conector, apresenta como base PUSE

    interPUSEram

    DERIVADOS: depor, compor, interpor, dispor, antepor, justapor, supor, propor.

     

    c) O Grupo Técnico de Gerenciamento de Projetos vêem prestar os devidos esclarecimentos quanto o repasse de recursos ao Fundo Nacional da Saúde. 

    Sujeito singular: O Grupo

    Verbo no plural: veem (perdeu o acento com o Novo acordo Ortográfico de 2009)

     

    d) Vimos  solicitar  à  Vossa  Senhoria  a  liberação  dos  documentos que os funcionários do setor de Protocolo  reteram sem explicação. 

     

    Não se usa crase antes de pronomes de tratamento.

    TER e derivados, com conector, apresentam a base TIVE.

    reTIVEram

    DERIVADOS: obter, manter, deter, conter, reter, entreter, abster..

     

    e) Inconformado com o resultado do processo licitatório, requero que o mesmo seja impuguinado por favorecimento indevido do vencedor. 

     

    REQUEIRO

    impugnado

     

    REQUERER  (R) não é derivado de QUERER (S)!

    EU requeri

    Ele requereu

    Eles requereram

    se ele requeresse

    se ele requerer

     

    Eu quis

    Ele quis

    Eles quiseram

    Se ele quisesse

    Se ele quiser

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical na correspondência oficial.


    a) Verificamos que este período atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso,  a concordância verbal, bem como o acento grave foram empregados devidamente. Dessa forma, esta é a alternativa correta.

    b) Neste período ocorrem 2 erros. O primeiro é devido ao emprego do acento grave antes de "propósito". Tendo em vista que essa palavra é masculina, de acordo com a regra, não ocorre crase antes dela. O segundo erro é referente à flexão do verbo interpor. Pelo contexto, conseguimos inferir que a ação foi praticada no tempo passado, portanto, o correto é interpuseram, no pretérito. Não existe a flexão "interporam".

    c) Neste período ocorrem 2 erros. O primeiro diz respeito ao emprego do verbo "vêem". Esse, com duas vogais “e", é a conjugação na 3ª pessoa do plural (eles/elas) do verbo ver. Sendo assim, no contexto da frase, a palavra que deve ser empregada não deve ter sentido de ver, mas de vir. Assim, o correto é usar vem, que é a flexão do verbo na 3ª pessoa do singular. O segundo erro é referente ao emprego de "quanto o". Sendo essa uma locução prepositiva, deve haver uma preposição após "quanto". Como o seu termo subsequente é um substantivo masculino, ocorre contração entre a+o: quanto ao.

    d) Neste período ocorrem 2 erros. O primeiro é referente ao emprego da crase em "à Vossa Senhoria". Uma vez que os pronomes de tratamento não são precedidos de artigo feminino, eles não admitem crase antes. O segundo erro diz respeito à flexão do verbo reter. Pelo contexto, conseguimos inferir que a ação foi praticada no tempo passado, portanto, o correto é retiveram, na 3ª pessoal do plural do pretérito. Não existe a flexão "reteram".

    e) Neste período ocorrem 3 erros. O primeiro é referente à flexão do verbo requerer. Pelo contexto, conseguimos inferir que a ação foi praticada no tempo presente, portanto, o correto é requeiro, na 1ª pessoal do singular. Não existe a flexão "requero". O segundo é devido ao emprego de "mesmo". De acordo com a gramática, tal palavra não deve ser usada como pronome pessoal. Assim, o correto é fazer a substituição por um pronome pessoal. O terceiro diz respeito à ortografia do vocábulo "impuguinado". De acordo com o dicionário, o correto é impugnado.



    Gabarito do professor: Letra A.


    OBS.: Complementando a explicação da letra C, a forma correta de escrita da palavra é veem, sem acento circunflexo. Veem é a forma do verbo ver conjugado na 3.ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles veem. A palavra "vêem" está errada desde que entrou em vigor o atual acordo ortográfico, em janeiro de 2009.