GABARITO: A
a) Informamos que os processos aos quais Vossa Senhoria se referiu no documento datado de 23/7/2018 foram encaminhados à Presidência deste Conselho.
Correto sujeito e crase!
b) Esclareça‐se, à propósito, que os interessados que interporam recursos devem aguardar a resposta da Comissão de Avaliação no prazo previamente estipulado.
Não se usa crase antes de palavras MASCULINAS.
PÔR e derivados, com conector, apresenta como base PUSE
interPUSEram
DERIVADOS: depor, compor, interpor, dispor, antepor, justapor, supor, propor.
c) O Grupo Técnico de Gerenciamento de Projetos vêem prestar os devidos esclarecimentos quanto o repasse de recursos ao Fundo Nacional da Saúde.
Sujeito singular: O Grupo
Verbo no plural: veem (perdeu o acento com o Novo acordo Ortográfico de 2009)
d) Vimos solicitar à Vossa Senhoria a liberação dos documentos que os funcionários do setor de Protocolo reteram sem explicação.
Não se usa crase antes de pronomes de tratamento.
TER e derivados, com conector, apresentam a base TIVE.
reTIVEram
DERIVADOS: obter, manter, deter, conter, reter, entreter, abster..
e) Inconformado com o resultado do processo licitatório, requero que o mesmo seja impuguinado por favorecimento indevido do vencedor.
REQUEIRO
impugnado
REQUERER (R) não é derivado de QUERER (S)!
EU requeri
Ele requereu
Eles requereram
se ele requeresse
se ele requerer
Eu quis
Ele quis
Eles quiseram
Se ele quisesse
Se ele quiser
Esta questão exige
do candidato conhecimento referente à correção gramatical na correspondência oficial.
a) Verificamos que este período atende ao uso da norma padrão, pois é claro,
conciso e coerente. Além disso, a concordância verbal, bem como o acento grave foram empregados devidamente. Dessa forma, esta é a alternativa
correta.
b) Neste
período ocorrem 2 erros. O primeiro é devido ao emprego do acento grave antes de "propósito". Tendo em vista que essa palavra é masculina, de acordo com a regra, não ocorre crase antes dela. O segundo erro é referente à flexão do verbo interpor. Pelo contexto, conseguimos inferir que a ação foi praticada no tempo passado, portanto, o correto é interpuseram, no pretérito. Não existe a flexão "interporam".
c) Neste
período ocorrem 2 erros. O primeiro diz respeito ao emprego do verbo "vêem". Esse, com duas vogais “e", é a conjugação na 3ª pessoa do plural (eles/elas) do verbo ver. Sendo assim, no contexto da frase, a palavra que deve ser empregada não deve ter sentido de ver, mas de vir. Assim, o correto é usar vem, que é a flexão do verbo na 3ª pessoa do singular. O segundo erro é referente ao emprego de "quanto o". Sendo essa uma locução prepositiva, deve haver uma preposição após "quanto". Como o seu termo subsequente é um substantivo masculino, ocorre contração entre a+o: quanto ao.
d) Neste
período ocorrem 2 erros. O primeiro é referente ao emprego da crase em "à
Vossa Senhoria". Uma vez que os pronomes de tratamento não são precedidos
de artigo feminino, eles não admitem crase antes. O segundo erro diz respeito à flexão do verbo reter. Pelo contexto, conseguimos inferir que
a ação foi praticada no tempo passado, portanto, o correto é retiveram, na 3ª pessoal do plural do pretérito. Não existe a flexão "reteram".
e) Neste
período ocorrem 3 erros. O primeiro é referente à flexão do verbo requerer. Pelo contexto, conseguimos inferir que
a ação foi praticada no tempo presente, portanto, o correto é requeiro, na 1ª pessoal do singular. Não existe a flexão "requero". O segundo é devido ao emprego de "mesmo". De
acordo com a gramática, tal palavra não deve ser usada como pronome pessoal. Assim, o correto é fazer a substituição por um pronome pessoal. O terceiro diz respeito à ortografia do vocábulo "impuguinado". De acordo com o dicionário, o correto é impugnado.
Gabarito do professor: Letra A.
OBS.: Complementando a explicação da letra C, a forma correta de escrita da palavra é veem,
sem acento circunflexo. Veem é a forma do verbo ver conjugado na 3.ª
pessoa do plural do presente do indicativo: eles veem. A palavra "vêem"
está errada desde que entrou em vigor o atual acordo ortográfico, em
janeiro de 2009.