SóProvas


ID
3125068
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

É indispensável que o texto tenha coesão e coerência. Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Percebe-se que o texto tem coesão e coerência quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros.

(http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/ manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf)


Os aspectos de coesão e coerência estão atendidos no enunciado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) Os documentos solicitados, que a entrega era para hoje, poderão ser até amanhã. ? incorreto, do modo como a frase está estruturada o sujeito de "poderão" é "documentos"; mas na verdade é a entrega que poderá ser amanhã; frase sem sentido algum.

    B) O edital e o contrato estão em análise: este, pelo diretor; aquele, pelo técnico da área. ? correto, "este" retoma o termo dito por último "contrato" e "aquele" equivale ao primeiro termo "edital".

    C) As mães que cabem o direito o auxílio-creche devem solicitar isso até o fim do mês. ? frase sem sentido, além disso: direito a alguma coisa (ao auxílio-cheche).

    D) Novos portões de entrada de funcionários e visitantes, no qual uns seguem à direita; outros, à esquerda. ? do modo como está estruturada não há coerência; quais são os portões que seguem à direita e os que, à esquerda?

    E) Os pedidos de férias dos servidores foram indeferidos, onde eles discordaram dela. ? pronome "onde" não está retomando lugar, uso incorreto; discordaram "dela" (dela quem; a única coisa que foi alvo de discordância foram os pedidos).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • B

    Embora o enunciado da questão pede "coesão e coerência", dá para usar mais a coesão para resolvê-la, pois há erros em relação aos aspectos gramaticais.

    A) a entrega poderá.

    C) As mães, que cabem o direito o auxílio-creche, devem solicitar isso até o fim do mês.

    Forma direta da oração que está entre as vírgulas que faltavam:

    O direito ao auxílio-creche cabe as mães.

    "a que cabe", que = pronome relativo = caber verbo transitivo indireto = o direito cabe a quem? (as mães) = a quem = objeto indireto. "a quem cabe o direito" "às quais cabe o direito".

    D) Uns seguem à direita e outros à esquerda, seguir no sentido de indicar direção, caminho: direção de, caminho de: dos novos portões de entrada, (a entrada) = da qual. Forma direta: Uns seguem à direta, outros, à esquerda da entrada dos novos portões.

    E) Os pedidos de férias dos servidores foram indeferidos, onde eles discordaram dela.

    Discordar de algo: os pedidos foram indeferidos, dos quais eles discordam. Forma direta: Eles discordam dos indeferimentos de férias dos servidores.

    "Eles discordam dos pedidos indeferidos de férias dos servidores."

    "Eles discordam dos indeferimentos de férias dos servidores."

    Se minha análise estiver incorreta, por favor, deixe-me saber. Obrigada.

  • Professor pablo ensinou que este, esta e isso aponta par frente.

    e esse, essa, isso para trás e retoma o próximo

  • Assertiva B

    O edital e o contrato estão em análise: este, pelo diretor; aquele, pelo técnico da área.

    coesão -> Retorna o que foi mencionado anterior.

    coerência -> Quebra de expectativa

  • Karol, sua análise está perfeita! Só queria adicionar um comentário muito importante sobre a última sentença: Os pedidos de férias dos servidores foram indeferidos, onde eles discodaram da sentença. O pronome "ONDE" só deve ser usado para retomar lugares físicos. Ex.: A situação onde me encontro é devastadora (ERRADO. Situação não é lugar físico) A rua onde moro é arborizada (CERTO)
  • Não seria esse?

  • GABARITO B

    coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto.

    coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.