SóProvas


ID
3125974
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em sistemas de distribuição de água, nos quais o abastecimento se dá por meio do sistema direto,

Alternativas
Comentários
  • 3.41. tipo de abastecimento: Forma como o abastecimento do ponto de utilização é efetuado. Pode ser tanto direto, quando a água provém diretamente da fonte de abastecimento, como indireto, quando a água provém de um reservatório existente no edifício.

    Fonte: NBR 5626

  • Sistema DIRETO: sem reservatório. A água vai direto para à rede interna.

    - Pressões mais elevadas do que no sistema indireto (geralmente a pressão da rede de abastecimento é superior àquela que apenas a altura da caixa fornecia).

    -Menor custo de implantação.

    -Não tem água reservada.

    -Se rede pública parar fica sem água.

    -Variações de pressão durante o dia.

    -Maior pressão pode gerar maior consumo também.

  • Acertei, porém a Letra C também está correta

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre instalações prediais de água fria.


    As instalações prediais de água fria são constituídas por tubulações, reservatórios e outros elementos que objetivam abastecer os pontos de utilização de água de uma edificação. Seu projeto e execução é regulamentado pela Norma Técnica ABNT NBR 5626 (1998).


    Nesse contexto, diz-se que o abastecimento é direto quando a água chega aos pontos de utilização direto da rede pública de abastecimento; e que o abastecimento é indireto quando a água é fornecida para os pontos de utilização por meio de um reservatório existente no edifício.


    Como vantagens do abastecimento direto em relação ao indireto, cita-se maiores pressões e menor custo de implantação. Por sua vez, como desvantagens, vale mencionar o fato de não haver água reservada, deixando a edificação sem água caso a companhia de abastecimento interrompa o fornecimento, variações de pressão e, em alguns casos, maior volume consumido, em virtude da maior pressão.


    Visto isso e analisando as alternativas individualmente, tem-se que:


    - A alternativa A está errada, pois a descontinuidade do abastecimento público interrompe o fornecimento de água, uma vez que no sistema de abastecimento direto não há água reservada;


    - A alternativa B está correta, visto que, por definição, o sistema de abastecimento é aquele em que a ligação do ponto de consumo se dá diretamente na rede pública de abastecimento;


    - A alternativa C está errada, pois, não necessariamente o dimensionamento, manutenção e operação é mais viável no sistema direto. Tais fatores dependem da particularidade do projeto. Em casos nos quais a pressão na rede pública é elevada ou apresenta grandes oscilações, o sistema de abastecimento indireto pode se mostrar mais viável;


    - A alternativa D está errada, já que uma das desvantagens do sistema de abastecimento direto são as variações de pressão e, consequentemente de vazão, nos pontos de utilização, ocasionadas por variações de pressão na rede de fornecimento;


    - A alternativa E está errada, pois a subdivisão da rede em ramais de ligação coletiva não impede que as pressões ultrapassem os limites normativos. Toda a tubulação deve ter as recomendações normativas verificadas.


    Gabarito do professor: Letra B.

  • Gabarito LETRA B