-
GABARITO (A)
-
-
"Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira."
Nesse trecho já podemos perceber que existe a idealização da personagem e a comparação do seu corpo com elementos da natureza.
GABARITO: LETRA A
-
Letra A
Podemos perceber a idealização do Iracema por meio de aspectos da natureza e aspecto humano no segundo trecho."Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira."
-
Achei que essa era uma característica do arcadismo.
-
a) Idealização da personagem mediante a associação entre aspectos humanos e elementos da natureza.
Correta, perceba no trecho que Vitor colocou ele faz uma comparação
b) Valorização do regionalismo por meio do registro de palavras e expressões típicas do vocabulário regional.
Errada, em nenhum momento ele valoriza o regionalismo ele faz uma valorização a Iracema comparando ela com a natureza
c) Enaltecimento do indígena com o emprego do locus amoenus exigível em cenas da natureza das narrativas clássicas.
Errada, cara quando você viu essa questão a maioria creio que sabe que é do romantismo e você tem que saber que locus amoenus tem nada a ver com romantismo o locus amoenus se trata do Arcadismo
d) Empoderamento de minorias marginalizadas por meio da escolha de uma mulher morena e indígena para o protagonismo da narrativa.
Errada, nada a ver ele não empodera as minorias ele apenas exalta Iracema
e) Reflexão crítica sobre a formação do povo brasileiro mediante a identificação de uma mulher como verdadeira representante de nossas origens indígenas.
Errada, como já falei o foco total é Iracema exaltar ela e não fazer uma reflexão sobre o povo Brasileiro
-
Saber quem é o autor é fulcral para resolver essas questões quem era Jose de Alencar- Romantista que escrevia prosas, só nisso você sem ler o texto já matava C,D E E:
A
Idealização da personagem mediante a associação entre aspectos humanos e elementos da natureza.
B
Valorização do regionalismo por meio do registro de palavras e expressões típicas do vocabulário regional.REALMENTE NO ROMANTISMO EXISTIAM PROSA DE REGIONALISMO/UBANISMO/HISTORICA/INDIANISTA , PORÉM ESSA CLARAMENTE ESTÁ RETRATANDO O INDIO E NÃO UMA REGIÃO BRASILEIRA COMO POREXEMPLO O NORDESTE.
C
Enaltecimento do indígena com o emprego do locus amoenus exigível em cenas da natureza das narrativas clássicas. ARCADISMO
D
Empoderamento de minorias marginalizadas por meio da escolha de uma mulher morena e indígena para o protagonismo da narrativa. MODERNISMO
E
Reflexão crítica sobre a formação do povo brasileiro mediante a identificação de uma mulher como verdadeira representante de nossas origens indígenas. MODERNISMO, no romantismo não se tem reflexão critica, mas sim IDEALIZAÇÃO DO INDIGINA como HEROI E REPRESENTANTE DA IDENTIDADE BRASILEIRA.
-
só de perceber a idealização do ser já mata a questão!
-
Hoje, eu nem acredito que essa foi a única questão de português que eu errei dessa prova kkkkkkkk