SóProvas


ID
3126481
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Numa sala de aula, um professor de Geografia apresentou o seguinte texto aos seus alunos: “Quase todo mundo conhece alguém que tem certeza de que o pouso da Apolo 11 na lua, assim como os pequenos grandes passos de Neil Armstrong foram uma farsa. São pessoas que garantem que tudo foi uma produção de Hollywood (...). Agora mesmo estamos diante de gente que garante que a Terra, diferentemente de todos os outros planetas e satélites do nosso sistema solar, é na verdade plana. São os terraplanistas (...). Mas tem gente pior que os terraplanistas. Por exemplo, a sociedade que acredita – e divulga – que a Terra é oca. E habitada. Lá estariam vikings, nazistas e até uma raça superior que viveria num lugar chamado Agharta, iluminado por um sol interior.”

Fonte: Paulo Pestana. A ficção na vida real. Jornal Correio Braziliense, 27 de janeiro de 2019.


Após a leitura, o professor pediu aos seus alunos que, com base em evidências científicas, refutassem a ideia de que a Terra é oca. Três alunos apresentaram seus argumentos:

João: Essa ideia de que a Terra é oca é um absurdo do ponto de vista da Ciência. Por meio de sismógrafos, é possível medir a velocidade de propagação das ondas no interior da Terra. Esses estudos revelam que o interior do Planeta é formado por diversas camadas, com densidade e composição de materiais variados.

Carlos: Impossível! As evidências científicas deixam claro que a maior parte do interior da Terra é composta por uma mistura Níquel e Ferro em estado líquido, onde a temperatura média está acima de 5.000°C.”

José: Como a Terra poderia ser oca se já sabemos que os terremotos e os vulcões, por exemplo, originam-se da pressão exercida pelo magma encontrado na astenosfera?


Considerando a estrutura da Terra, pode-se afirmar que são plausíveis apenas os argumentos apresentados por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - E

    João: Essa ideia de que a Terra é oca é um absurdo do ponto de vista da Ciência. Por meio de sismógrafos, é possível medir a velocidade de propagação das ondas no interior da Terra. Esses estudos revelam que o interior do Planeta é formado por diversas camadas, com densidade e composição de materiais variados. CORRETO

    Carlos: Impossível! As evidências científicas deixam claro que a maior parte do interior da Terra é composta por uma mistura Níquel e Ferro em estado líquido, onde a temperatura média está acima de 5.000°C.” ERRADO

    José: Como a Terra poderia ser oca se já sabemos que os terremotos e os vulcões, por exemplo, originam-se da pressão exercida pelo magma encontrado na astenosfera?CORRETO

  • Não é atmosfera, e sim astenosfera...

    rs

  • Mano pq Carlos ta errado???

  • Carlos tá errado pq a maior parte do interior da terra é o MANTO (80%) --não o núcleo-- e a temperatura média do manto é 2000°c. PS: composição do manto são silicatos de ferro e magnésio.

  • Resposta correta letra E

    Corretos: João e José:

    João: interior do Planeta é formado por diversas camadas, como Núcleo interno e externo, Manto inferior e superior, Astenosfera, Litosfera, Crosta continental, com densidade e composição de materiais variados, como a camada mais externa é a crosta, onde possui a camada sima, também chamada de crosta inferior, é composta majoritariamente por basalto, com predomínio dos minerais silício e magnésio. A outra camada é chamada de sial (crosta superior), composta por rochas sedimentares, granitos e outros tipos de rochas; os minerais predominantes são o silício e o alumínio. Vale lembrar que, em contato com os oceanos, há apenas a crosta superior. e a mais interna ferro, magnésio e silício.

    José: Manto: O manto terrestre é dividido em duas partes, uma interna e outra externa. A diferença básica entre elas encontra-se na temperatura e na composição física, uma vez que o manto superior é mais “frio” e pastoso, e o inferior é mais quente e liquefeito. Além disso, em razão da força da gravidade e da pressão, a densidade do manto inferior é bem superior e as movimentações dos fluidos são mais intensas.

    Na camada do manto existem as chamadas , que são movimentações cíclicas e circulares que ocorrem com o material plástico que o compõe. Esse movimento é lento, porém exerce uma pressão elevada sobre a crosta terrestre, propiciando a ocorrência de eventos como a movimentação das placas tectônicas, terremotos e vulcanismos.

    Errado: Carlos: Pois, primeiro, as partes do interior são compostas por diferentes matérias, como silício, magnésio, ferro, granito, níquel e quanto a temperatura podem variar de acordo com a camada, a parte inferior possui maior temperatura, chegando a 6.000ºC e diminuindo até a sua superfície.

  • O texto de apoio trás uma notícia sobre grupos que acreditam em teorias negacionistas da realidade como terra plana e oca. Logo após temos um texto onde um diálogo imaginário entre um professor e seus alunos apresentam argumentos. O enunciado ordena considerar a estrutura da Terra e julgar os argumentos mais plausíveis dentre os utilizados pelos alunos.

    Análise das afirmativas:

    A) Os sismógrafos identificam ondas de choque produzidas por movimentos no interior das camadas e a partir da análise da velocidade, tipo de onda entre outras informações é possível identificar diferentes materiais  e densidades no interior do planeta. Só não é a resposta correta porque João não foi o único aluno a utilizar bons argumentos científicos no debate.

    B) Níquel e ferro em estado líquido compõem apenas parte do interior do planeta tendo também uma parte sólida e a rocha liquefeita.

    C) Terremotos podem ter diversas causas sendo as mais comuns relacionadas à dinâmica de placas que se movimentam sobre um manto líquido e exercem pressão umas sobre as outras. Vulcões nos dão uma boa ideia da composição da porção líquida do manto. 

    D) João está certo e Carlos errado.

    E) Ambos utilizaram bons argumentos e estão corretos em suas falas. AFIRMATIVA CORRETA.

    Considerações finais:


    A questão trouxe os conhecimentos básicos de geologia que compõem o saber geográfico e ainda propôs uma situação hipotética de exercício de interpretação de texto bem interessante. Ao abordar teorias negacionistas da ciência ainda demonstrou claramente que crenças e opiniões não substituem o saber científico coletivamente construído, verificável e refutável apenas por ciência de melhor qualidade que a anterior. 

    Gabarito: E.
  • Carlos: “Impossível! As evidências científicas deixam claro que a maior parte do interior da Terra é composta por uma mistura Níquel e Ferro em estado líquido, onde a temperatura média está acima de 5.000°C.”

    Justificativa:

    "O núcleo, constituído de níquel e ferro (nife) divide-se em duas camadas. O núcleo interno provavelmente se encontra em estado sólido, por estar submetido a pressões 3 milhões de vezes maiores que as observadas ao nível do mar; e apresenta temperatura similares às da superfície solar. O núcleo externo provavelmente se encontra em estado líquido."

    (Magnoli, 2012, p. 28)

  • Ele se refere ao núcleo interior da terra, e ele é sólido não líquido, erro da questão é do estado físico dos elementos que lá se encontram é que estão corretos na questão, níquel e ferro mas se encontra sólidos e não líquidos como diz a questão.