SóProvas


ID
3126496
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O deslocamento de pessoas entre países, regiões, cidades etc. é um fenômeno antigo, amplo e complexo, pois envolve as mais variadas classes sociais, culturas e religiões”.

SENE, Eustáquio & MOREIRA, J.C. - Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização (3). 2ª ed. S Paulo: Moderna, 2012.


Sobre os fluxos migratórios contemporâneos, considere as seguintes afirmações:

I – Em termos quantitativos, a maior parte dos deslocamentos humanos se refere à saída de migrantes dos países pobres e emergentes em direção aos desenvolvidos.

II – Na última década, a América Latina e o Caribe contribuíram com o maior contingente de emigrantes, seguidos pela África setentrional.

III – Países do Oriente Médio, como Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Kuwait recebem muitos migrantes oriundos do sul da Ásia (Paquistão, Índia e Filipinas).

IV – A “drenagem de cérebros” é um grande problema para os países de origem desses fluxos, pois afeta a sua capacidade tecnológica, comprometendo o seu desenvolvimento.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

  • não concordo com a resposta, pois a opção 1 está correta , onde a maior migração é de países pobres e emergentes em busca de condições melhores nos países desenvolvidos.

  • A maior migração eh a migração interna no pais!! (deslocamento de pessoas entre cidades para trabalho, etc) Por isso a A estah errado

  • Texto de apoio abordando as migrações como fenômeno histórico da humanidade. Enunciado ordenando julgar as afirmações.

    Análise das alternativas:

    I. O maior fluxo quantitativo de imigrantes do mundo refere-se aos refugiados de áreas de conflito onde grandes combates podem mover milhões de pessoas em poucos meses. AFIRMATIVA ERRADA.

    II. África meridional e Oriente Médio são as áreas com maior movimentação de imigrantes. AFIRMATIVA ERRADA.

    III. Países com economias pujantes e pouca população nativa precisam de imigrantes para a realização de tarefas mais simples e por isso recebem grande quantidade de estrangeiros mas possuem graves problemas de assimilação de população migrante. AFIRMATIVA CORRETA.

    IV. Baixa capacidade de reter talentos de diversas áreas do conhecimento é característica de países em desenvolvimento que perdem seus pesquisadores para outras áreas onde as condições são mais favoráveis. AFIRMATIVA CORRETA.


    Considerações finais:


    Os fluxos migratórios são parte importante da composição populacional da maior parte dos países do mundo e objeto de estudo dos mais importantes da Geografia. As crises migratórias além de tema recorrente nas provas podem ser estudadas também pelo noticiário onde repercutem frequentemente.  


    Gabarito: E.
  • 1- Errado uma vez que qunado alguem vai de uma cidade a outra pra trabalho/estudo é visto como migração (pendular) e só isso já tem em quantidades maiores que a dita nesse item

    2- Não está inclusa a America Latina e o Caribe

    3-certo 4- certo

  • A opção (I) está errada, pois hoje em dia com o aumento da proteção das fronteiras dos países desenvolvidos, tendo como objetivo diminuir a entrada de imigrantes, essas pessoas acabam se dirigindo a países periféricos, onde a entrada é mais "fácil". Esse tipo de migração se denomina (MIGRAÇÃO SUL-SUL), ou seja, aquela que se refere ao deslocamento de pessoas entre países em DESENVOLVIMENTO.

  • algum professor pode explicar em video essa questão?

  • "Segundo dados do Acnur, em 2014, os países em desenvolvimento abrigavam 86% dos refugiados do mundo e os países mais desenvolvidos, apenas 14%"

    Fonte: página 101 - Livro Lygia Terra - Conexões geografia

  • Fuga de cérebros é o nome do termo que significa a perca de mão de obra qualificada. Países emergentes como o Brasil perdem pessoas com futuros promissores para países com tecnologia de ponta.

  • Gabarito (E)

    I: Os países emergentes são países receptores de imigrantes por favorecerem maior facilidade de entrada. Em 2014, os países em desenvolvimento abrigavam aproximadamente 86% dos refugiados do mundo, e os países mais desenvolvidos, apenas 14%

    II: Na última década, o número de emigrantes esteve em queda, e a África Setentrional continua sendo uma das maiores regiões contribuintes de migrantes.

    Fonte: Alfacon

    Bons estudos!

  • I-  ERRADO; A maior parte vai para países sub-desenvolvidos ou emergentes, ou seja, eixo sul-sul.

    II- ERRADO; O maior fluxo de saída de emegrantes se encontram na Síria, além de que a América Latina não é o maior quando comparado com a região do oriente médio e África setentrional

    III- CORRETO; Muita mão de obra qualificada para trabalhar na indústria textil e petroquímica.

    OBS.: Já vi caindo 3 vezes essa pergunta na ESPCEX.

    IV- CORRETO; A drenagem/ fuga de cérebros é a saída de mão de obra qualificada para países que oferecem maior oportunidades.