SóProvas


ID
3126517
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na segunda metade do século XVIII, durante a administração do marquês de Pombal (1750 a 1777), foram adotadas medidas que objetivavam tornar mais ágil e eficiente a administração da colônia portuguesa do Brasil, dentre as quais se destaca:

Alternativas
Comentários
  • Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital. Salvador era considerada uma cidade mais moderna e equipada, mas a descoberta do ouro e o consequente risco de contrabando “exigia” uma capital mais perto da mina. No caso, das minas gerais, que ficavam em Minas Gerais. E aí foi isso.

  •  Criação do Estado do Grão-Pará e Maranhão. Pegadinha na letra D ele CRIOU não demoninou nada.

     

    - Para dinamizar a exploração de riquezas na colônia e o controle comercial, Pombal criou a Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba.

     

    - Aumento da fiscalização sobre a exploração de ouro e cobrança de impostos nas regiões auríferas. Neste contexto foi criada a derrama.

     

    - Expulsão dos jesuítas do Brasil, tirando-os do controle do sistema educacional e das missões jesuítas. Pombal, desta forma, buscou aumentar o poder nas áreas controladas pelos jesuítas, além de tomar posse de propriedades da Igreja Católica no Brasil.

     

    - Outra medida de Pombal na área da Educação foi a criação de escolas régias leigas (sem controle religioso).

     

    - Em 1759, Pombal decretou que as propriedades (territórios) do sistema de Capitanias Hereditárias deveriam voltar para o controle do governo português. Desta forma, decretou o fim do primeiro sistema de divisão territorial brasileiro, criado nos primórdios da colonização do Brasil.

     

    - Na área econômica, podemos ressaltar a implantação do cultivo de algodão no Maranhão.

     

    - Em 1763, a capital do Vice-reino do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. A medida, adotada pela administração pombalina, decretava também a mudança do eixo econômico da região nordeste para a sudeste da colônia.

  • Gabarito C

    #PMBA2019

  • O Brasil, que até então era colônia portuguesa, tinha sua economia baseada em duas grandes fontes: o açúcar e o ouro. Salvador era o principal porto brasileiro exportador de cana-de-açúcar. No entanto, o eixo econômico da colônia aos poucos se deslocava para outro centro, por conta da descoberta de ouro na região de Minas Gerais.

    Com isso, o marquês de Pombal observou um grande crescimento no entorno da região de Minas Gerais e o Rio de Janeiro se tornou o principal porto para escoamento de pedras preciosas, além de ser um local estratégico. Ao mesmo tempo, a economia açucareira vinha decaindo na colônia, graças à concorrência que tinha com o açúcar das Antilhas.

    Dessa forma, visando deslocar o eixo político para o centro econômico colonial, proteger a região de Minas Gerais de possíveis invasões e combater o contrabando de pedras preciosas, a Corte portuguesa determinou a mudança da capital para o Rio de Janeiro, que passou a ser também a moradia oficial do vice-rei do Brasil.

    GABARITO C

  • As chamadas reformas pombalinas estão relacionadas a uma tentativa de modernização das estruturas coloniais visando aumentar a lucratividade da metrópole em sua relação com a colônia. Representa importante momento histórico de arroxo na relação com consequências que encaminham o descontentamento no Brasil e abrem caminho para a independência. 

    Análise das alternativas:

    A) Tal medida foi tomada em 1815 após a transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1808 após a fuga de Lisboa devido a invasão Francesa. 

    B) O ciclo econômico do café inicia-se décadas depois das reformas pombalinas.

    C) A transferência da capital relaciona-se com maior controle da mineração em Minas Gerais. A menor distância de Rio de Janeiro em relação a Salvador permitiu maior presença real na região e facilitou a organização dos fluxos de riquezas de Minas Gerais em direção a Lisboa. 
    Alternativa correta


    D) Aconteceu exatamente o contrário. O estado foi criado com a nomenclatura estado do Maranhão em 1621 e renomeado como Grão-Pará e Maranhão em 1751. A região possuiu outras nomenclaturas que sempre utilizaram diferentes combinações dos mesmo termos e demonstram as diferentes organizações politico-administrativas aplicadas por lá.  

    E) O sistema de capitanias hereditárias só foi formalmente removido das leis brasileiras após a independência por volta de 1821. 





    Gabarito do Professor: C



  • Quem elevou Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarve foi D.João VI com a justificativa de " não fugi de Portugal , ele está em mi corazion "

  • ·        - POMBAL FEZ/CRIOU: a Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba para dinamizar a exploração de riquezas na colônia e o controle comercial.

    ·        - Aumento da fiscalização sobre a exploração de ouro e cobrança de impostos nas regiões auríferas. Foi criada a derrama.

    ·        - Expulsão dos jesuítas do Brasil.

    ·        - Escolas régias leigas (sem controle religioso).

    ·        - Em 1759, decretou o fim do sistema de Capitanias Hereditárias.

    ·        - Implantação do cultivo de algodão no Maranhão.

    ·        - Em 1763, transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro. A medida, adotada por Pombal, decretava a mudança do eixo econômico da região nordeste para a sudeste da colônia