The world’s largest toy company will invest $1 billion in their new LEGO Sustainable Materials Centre in Denmark, which WILL BE (1) devoted to finding and implementing new sustainable alternatives... [Future]
A maior empresa de brinquedos do mundo investirá US $ 1 bilhão em seu novo Centro de Materiais Sustentáveis LEGO na Dinamarca, que será (1) dedicado a encontrar e implementar novas alternativas sustentáveis...
Legos HAVE BEEN (2) made with a strong plastic known as acrylonitrile butadiene styrene since 1963. [Present Perfect]
Legos TÊM SIDO (2) fabricada com um plástico resistente conhecido como acrilonitrila-butadieno-estireno desde 1963.
The company HAS (3) already taken steps to lower its carbon footprint... [Present Perfect usado para destacar o fato. Tempo ocorrido não é importante, desta forma, não mencionado.]
A empresa (3) já tomou medidas para diminuir sua pegada de carbono...
Gabarito D) will be, have been, has
Para ver a resolução desta e outras questões em videoaulas, acesse o canal:
youtube.com/professorthiagoenglish
A resolução desta questão depende tanto da capacidade de análise sintática do candidato quanto do seu conhecimento a respeito dos diferentes tempos verbais. Subsidiariamente, o candidato também deverá lançar mão da interpretação de texto para verificar a coerência textual.
É preciso escolher a alternativa que contém os verbos que complementam corretamente as lacunas numeradas. A maneira mais simples de fazê-lo é testar os verbos sugeridos na lacuna correspondente, verificando, então, se o mesmo atende a concordância verbal e confere coerência ao texto.
Vamos analisar as diferentes opções:
Alternativa A.
INCORRETA. Esta alternativa sugere o verbo “have" para a primeira lacuna. Fosse este o caso, teríamos: “(...) which
have devoted to finding and implementing new sustainable alternatives (...)". Primeiro, a sugestão carece de concordância verbal. Isto porque, o pronome relativo “which"substitui “Centro de Materiais Sustentáveis". Em se tratando de apenas um centro, temos a terceira pessoa do singular e, nesta pessoa, o verbo “to have" conjuga-se “has".
A locução verbal formada pelo verbo “to have" no presente somada ao particípio passado do verbo principal (devoted) corresponde à fórmula do “present perfect". Este tempo verbal indica ações ocorridas no passado em momento irrelevante ou desconhecido, ou ações que fazem uma varredura do passado até o momento presente. Se a companhia de brinquedos ainda vai investir 1 bilhão em seu novo centro de materiais sustentáveis, significa que tal centro não tem dedicado suas ações a encontrar e implementar alternativas sustentáveis desde algum momento passado. Até porque, trata-se de um centro novo e nem sequer foram contratados os especialistas que lá trabalharão.
Não bastasse isso, o verbo “to devote" é bitransitivo. Se “to devote" fosse, verdadeiramente, o verbo principal da oração sob análise estaria faltando um complemento verbal, o objeto direto. O que o centro tem dedicado para encontrar alternativas sustentáveis? A si mesmo? Tempo? Suas ações? Tal complemento inexiste no texto.
A alternativa A está descartada.
Alternativa B.
INCORRETA. Esta alternativa sugere o verbo “are" para a primeira lacuna. Daí, teríamos: “(...) which
are devoted to finding and implementing new sustainable alternatives (...)". Trata-se do “simple present" do verbo “to be". Como vimos acima, para haver a concordância com o sujeito centro, representado pelo pronome relativo “which", é necessário a conjugação verbal na terceira pessoa do singular, ou seja, “is".
O ponto positivo da sugestão do verbo “to be" é que a escolha deste verbo esclarece a classe gramatical do vocábulo “devoted". Não se trata do particípio passado do verbo “to devote", mas do adjetivo “devoted" que se liga ao sujeito da oração relativa “which" pelo verbo de ligação “to be".
No entanto, a escolha do “simple present" deixa a desejar. Este tempo verbal é usado para ações concomitantes ao momento da fala. Ora, se a companhia ainda nem investiu no Centro e nem mesmo os especialistas foram contratados, os trabalhos não podem estar em curso no momento.
Fica, então, descartada a alternativa B.
Alternativa C.
INCORRETA. Para a primeira lacuna, a alternativa sugere o futuro simples do verbo “to be". “(...) which
will be devoted to finding and implementing new sustainable alternatives (...)". Aqui, acertou a alternativa. Já sabíamos que o verbo “to be" se encaixava na situação e o emprego do futuro simples garantiu a coerência do texto. Vejamos: primeiro a companhia de brinquedos investirá 1 bilhão de dólares em seu novo Centro de Materiais Sustentáveis. Depois, o Centro se dedicará a encontrar e implementar novas alternativas sustentáveis. Além disso, os verbos modais como “will" não se alteram na terceira pessoa do singular.
O erro desta alternativa aparece na sugestão para a segunda lacuna: “has been". (…) Legos
has been made with a strong plastic (…). Mais uma vez, estamos diante do “present perfect", desta vez em sua voz passiva (Present perfect do verbo “to be" (has been) + particípio passado do verbo principal (made). No entanto, a indicação do tempo verbal não é o problema da opção. De fato, trata-se de uma ação (a construção de legos) que começou no passado (desde 1963) e prossegue até o momento presente. O erro se verifica na concordância verbal. O plural legos demanda a conjugação do verbo na terceira pessoa do plural, “have".
Assim, também está errada a alternativa C.
Alternativa D.
CORRETA. Como vimos na análise da alternativa C, o futuro simples do verbo “to be" é a escolha correta para a primeira lacuna. O dinheiro será investido e, depois disso, o Centro se dedicará a encontrar alternativas sustentáveis. “(...) which will be devoted to finding and implementing new sustainable alternatives (...)".
Para a segunda lacuna, a sugestão é “have been". “(…) Legos
have been made with a strong plastic (…)". Mais uma vez nos valemos da análise anterior para confirmar a escolha. Trata-se de uma ação que começou no passado e se estende até o momento presente. Portanto, o “present perfect" é a escolha correta. E, desta vez, a pessoa do discurso (terceira pessoa do plural) foi respeitada.
Por último, a alternativa D aponta o verbo “has" para a terceira lacuna. “(…) The company
has already taken steps to lower its carbon footprint(…)". Correta a conjugação verbal. O sujeito “The company" corresponde à terceira pessoa do singular e, por isso, o verbo “to have" deve ser conjugado “has".
Percebam que, logo após o advérbio “already", encontramos “taken", o particípio passado de “to take". Mais uma vez está formada a estrutura do Present Perfect (presente do verbo “to have" + particípio passado do verbo principal). A ideia de que a ação de tomar medidas (to take steps) se deu em momento irrelevante ou incerto no passado, mas que gera efeitos no presente está em sintonia com o sentido do texto. Notem que, em seguida, o texto cita duas ações tomadas anteriormente para a redução das pegadas de carbono da empresa. “A empresa já tomou medidas para diminuir sua pegada de carbono, incluindo uma redução no tamanho das embalagens e um investimento em um parque eólico offshore."
A alternativa D é, portanto, a alternativa CORRETA.
Alternativa E.
INCORRETA. Já vimos que tanto “will be" quanto “has" são as opções corretas para preencher as lacunas 1 e 3, respectivamente. Contudo, a opção dada para a lacuna 2 não atende ao requisito da coerência textual. Vejamos: “(…) Legos
haven't been made with a strong plastic(…)". Ora, se as peças de Lego não têm sido feitas de plástico, por que a companhia investiria em um centro de pesquisa e desenvolvimento a fim de encontrar alternativas sustentáveis para substituir o plástico em seus produtos? Não faria sentido.
A alternativa E está, portanto, errada.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D