SóProvas


ID
3128539
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Resende (In: Veiga, 1996) preocupa-se em discutir a relação entre paradigma, poder e projeto político-pedagógico (PPP). Ela entende que as relações sociais em torno do poder transitam entre dois polos paradigmáticos em crise: o conservador e o emergente. Contudo, como toda crise, esta também traz em si o germe de sua própria superação, que aponta para

Alternativas
Comentários
  • B uma outra inspiração paradigmática rumo a novos conceitos de relação de poder e descentralização.

  • Vunesp é f.......

  • A questão trata da relação entre paradigma, poder e projeto político-pedagógico (PPP). Para responder a questão o candidato precisa conhecer o posicionamento de Resende. 
    Vejamos o que a autora nos traz: 
    “Estamos, basicamente, entre dois blocos paradigmáticos trincados pelo próprio processo histórico, o conservador e o emergente. Mas, como toda crise, esta também traz em si o germe de sua própria superação, que aponta para uma outra inspiração paradigmática rumo a novos conceitos de relação de poder e descentralização, que se constituem em alternativas que deverão superar os modelos anteriores e que por sua vez não respondem a tais desafios."
    Ao analisarmos as alternativas, a partir do fragmento acima, fica evidente que apenas a letra B está de acordo com o solicitado pela questão. 
    Gabarito do professor: B
  • pesada

  • questão pesadíssima

  • Letra B

    A) a renúncia, pelos educadores, de paradigmas tradicionais e a adoção de paradigmas emergentes. Errado os educadores tem autonomia para seguir os paradigmas que quiserem, porém devem ter conhecimento de seu papel político em busca da emancipação discente pela transformação social.

    B) uma outra inspiração paradigmática rumo a novos conceitos de relação de poder e descentralização. Correto o projeto político pedagógico segundo Veiga deve ser democrático buscando a coletividade.

    C) uma formação cultural que reforce o pensar a contradição e não por contradição. Errado a contradição deve ser elemento constitutivo do ppp os conflitos e contradições devem ser levados em conta em busca de superar os problemas que surgem.

    D) uma superação de relações sociais em torno do poder, próprias do paradigma conservador. Errado o paradigma conservador não tem o intuito de superar o poder e sim de centralizá-lo mantendo-o homogêneo.

    E) E a necessidade de os professores assumirem de forma clara o paradigma que vão adotar durante todo o percurso profissional na escola. Errado o professor pode ao longo do percurso mudar seu paradigmas, deve sim ter claro seus pressuposto porém não é algo engessado como uma camisa de força.

  • Para responder a questão o candidato precisa conhecer o posicionamento de Resende. 

    Vejamos o que a autora nos traz:

    “Estamos, basicamente, entre dois blocos paradigmáticos trincados pelo próprio processo histórico, o conservador e o emergente. Mas, como toda crise, esta também traz em si o germe de sua própria superação, que aponta para uma outra inspiração paradigmática rumo a novos conceitos de relação de poder e descentralização, que se constituem em alternativas que deverão superar os modelos anteriores e que por sua vez não respondem a tais desafios."

    Ao analisarmos as alternativas, a partir do fragmento acima, fica evidente que apenas a letra B está de acordo com o solicitado pela questão.

    Autor do gabarito comentado: Michele Avelar, Graduada em Pedagogia pela UERJ, Especialista em Educação à Distância, Mestra em Educação pela UFRJ e Coordenadora do Centro de Tecnologia Educacional da UERJ, de Pedagogia.