SóProvas


ID
3128551
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o artigo 26, § 8° da LDB (Lei Federal n° 9.394/96), a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais. Corroborando essa perspectiva legal, Moran (2004), ao tratar de novos espaços de atuação do professor com as tecnologias, defende uma nova sala de aula mais bem equipada e com atividades diferentes, por exemplo, utilização de vídeo na escola. Para Moran (2004), o vídeo e as outras tecnologias devem ser utilizados para

Alternativas
Comentários
  • questão interpretativa.

    gabarito A

  • Questão interpretativa, o bom é ir descartando as alternativas que não fazem sentido !

  • Questão muito boa! Uma boa análise crítica, para os futuros professores...

  • A questão trata da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a obrigatoriedade da exibição de filmes. Para responder a questão o candidato precisa conhecer o posicionamento de Moran sobre vídeos e outras tecnologias em sala de aula.
    Primeiramente, vejamos o que dispõe o artigo 26, § 8° da LDB:

    Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    § 8º A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais. (Incluído pela Lei nº 13.006, de 2014) 

    Vejamos o que Moran discorre a respeito da temática: 
    As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso. Por isso é tão importante dominar ferramentas de busca de informação e saber interpretar o que se escolhe, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais. 
    Moran enfatiza pontos importantes na utilização de vídeos e de TV na educação: 
    Auxilia o despertar da curiosidade, permite compor cenários desconhecidos pelos alunos, permite simulações da realidade, reproduz entrevistas, depoimentos, documentários, auxilia no desenvolvimento da construção do conhecimento coletivo pela análise em grupo e o desenvolvimento do senso crítico. 

    Portanto, a alternativa que responde corretamente a questão é a letra A.
    Gabarito do professor: A
  • Quem pesquisar perceberá que no texto original do autor, a resposta correta (literalmente) é a "c", onde ele fala "...As tecnologias são utilizadas mais para ilustrar o conteúdo do professor..."

    "...Quando o vídeo serve para confirmar uma teoria, uma síntese, um olhar específico com o qual já estamos trabalhando. É o vídeo que ilustra, amplia, exemplifica."

    "...A aula continuou predominantemente oral e escrita, com pitadas de audiovisual, como ilustração. Alguns professores utilizavam vídeos, filmes, em geral como ilustração do conteúdo, como complemento."

    O trecho que consta na alternativa "A" tem um certo contexto que fala de PLANEJAMENTO, e no desenrolar do assunto "esbarra" na questão de utilizar vídeo..... Portanto, se a Vunesp fosse justa de fato, cancelaria a questão, pois a "C", de acordo com o texto original do autor, está corretíssima TAMBÉM!!!! Otexto está na internet... não coloquei o link aqui pq a plataforma não permite.

     

  • Rosangela, quando mal utilizada a tecnologia aparece como ilustração do conteúdo do professor. No entanto, o autor critica esse fato em toda a sua obra.
  • força, guerreiro!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.