SóProvas


ID
312949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação ao projeto de construção do trem de alta velocidade
em território brasileiro, julgue os próximos itens.

Campinas – SP foi excluída do rol de cidades a serem ligadas pelo trem de alta velocidade, em razão dos altos custos — maiores que os previstos — que a abrangência dessa cidade resultaria ao projeto.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    Sem adentrar às polêmicas e críticas:

    "O Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo (TAV RJ-SP, TAV Brasil, ou EF-271) é a principal linha do projeto do governo federal de trem de alta velocidade no Brasil e tem a função de interligar as duas principais metróploes brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro. Um projeto antigo do governo do estado de São Paulo já previa a instalação de um ramal de trem rápido entre Campinas e São Paulo, denominado trem Expresso Bandeirantes. Como alternativa, o novo estudo técnico de viabilidade incluiu ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro numa só linha de 518 km de extensão.
    Além da integração de três regiões metropolitanas, o TAV ligará os dois maiores aeroportos internacionais do Brasil: Guarulhos e Galeão, além de Viracopos. Haverá porém, a desativação do aeroporto Campo de Marte, em Santana, na zona norte da capital paulista, onde será implantado um terminal de passageiros e o pátio de manobras dos trens. Um mapa do traçado proposto pode ser visto no site do IpeaMapas."

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trem_de_Alta_Velocidade_Rio-S%C3%A3o_Paulo