-
gabarito letra E segura peão
-
GABARITO: E
REQUERIMENTO:
Documento pelo qual o interessado solicita ao Poder Público algo a que se julga com direito, ou para se defender de ato que o prejudique.
Suas partes componentes são:
1. Vocativo: a palavra Senhor, precedida da forma de tratamento, o título completo da autoridade a quem se destina, seguida de vírgula.
2. Preâmbulo: nome do requerente (em maiúsculas), seguido dos dados de identificação: nacionalidade, estado civil, filiação, idade, naturalidade, domicílio, residência etc. Sendo funcionário do órgão, apresentar apenas os dados de identificação funcional.
3. Texto: exposição do pedido, de forma clara e objetiva, citando o fundamento legal que permite a solicitação.
4. Fecho: parte que encerra o documento, usando-se, alinhada à esquerda a fórmula:
Nestes Termos,
Pede Deferimento.
5. Local e data, por extenso.
6. Assinatura do requerente.
Observação: Entre o vocativo e o preâmbulo é praxe deixarem-se oito espaços.
Fonte: APOSTILA DE REDAÇÃO OFICIAL, disponível no site da Cotemar.
ATUALIZAÇÃO: Pessoal, considerem o comentário da Wendy Lemes. Obrigado, Wendy, por avisar!
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao requerimento, especificamente sobre cada uma das partes que o compõe.
a) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o requerimento é o instrumento por meio do qual o requerente se dirige à autoridade administrativa para solicitar o reconhecimento de um direito ou a concessão de um pedido, sob o amparo de lei ou norma reguladora. Sendo assim, a alternativa está incorreta, pois não se trata de documento utilizado para pedir algo à pessoa de hierarquia inferior.
b) Referente ao uso do pronome de tratamento, no vocativo, por exemplo, a regra é usar a forma adequada de tratamento, conforme orientação geral do manual para todas as comunicações oficiais, juntamente com o cargo da autoridade. Dessa forma, é possível verificar que não deve ser utilizado Vossa Senhoria, em todos os casos e, portanto, esta alternativa está incorreta.
c) A orientação para a elaboração do texto é: nome do requerente e sua identificação essencial, seguido do objeto do requerimento, com a indicação dos fundamentos legais que embasam à solicitação. Assim, não há nenhuma regra que determine a introdução com os verbos “exigir" ou “determinar", portanto, a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.
d) O mesmo trecho da alternativa anterior (nome do requerente e sua identificação essencial, seguido do objeto do requerimento, com a indicação dos fundamentos legais que embasam a solicitação) determina esta questão como incorreta, pois, conforme mencionado no trecho, é preciso fundamentar a solicitação.
e) O fecho mais comumente utilizado no requerimento é "Nesses termos, pede deferimento". Usa-se também "Pede deferimento". Assim, a afirmação apresentada nesta alternativa está correta.
Gabarito: Letra E
-
Essa questão está desatualizada conforme a 3ª edição do MRPR em 12/2018 só há Exposição de motivos, mensagem e correio eletronico, essa apostila citada pelo Robério Gonçalves é de 2017.
Cuidado gente!
-
Pessoal, existem as modificações da 3ª edição do MRPR em 12/2018 em que se trata da redação Oficial da presidência da república. Entretanto as modificações foram feita somente para esse manual, ficando assim todos os outros documentos oficiais ainda em uso pelo os outros poderes, como por exemplo a ata,requerimento, oficio, memorando etc.