-
Certo,
Os Pilares da informação são três principios: Disponibilidade , Integridade e Confidencialidade ,além de um principio adicional da Autencidade .
( DICA)
- Disponibilidade - Consiste na garantia de informação acessivel sempre que o usuário precisar;
-Integridade - Protege a informação contra modificação do seu conteúdo sem permissão, no qual possuem mecanismos matemáticos para calcular o resumo das mensagens que são os HASH ou MD [( é como um digito verificador do CPF).
- Confidencialidade - tem como intuito fazer com que uma mensagem não seja lida por pessoas não autorizadas (criptografia).]
A criptografia não garante a integridade dos dados, poque eles podem ser alterados durante uma interceptação , essa alteração pode até não ser sentido,visto uma vez que a alteração poderá ser realizada no meio do caminho e o destinatario não consigrá detectar alterações, alem de não garantis sozinha autenticidade e o não repudio;
-Autenticidade- é identidade garantida que foi o usuario que transmitiu os dados , qualquer identificação ( biometria, impressões , voz )
Prof Renato da Costa
-
Os princípios da segurança da informação listados na questão são:
Confidencialidade: a garantia de que a informação não será conhecida por quem não deve, ou seja, somente pessoas explicitamente autorizadas poderão acessá-las;
Integridade: destaca que a informação deve ser mantida na condição em que foi liberada pelo seu proprietário, garantindo a sua proteção contra mudanças intencionais ou acidentais.
Disponibilidade: é a garantia de que a informação deve estar disponível, sempre que seus usuários (pessoas e empresas autorizadas) necessitarem, não importando o motivo;
Cabe ressaltar que a perda de pelo menos um desses princípios já irá comprometer o ambiente da empresa, portanto devem estar presentes na gestão e no uso de sistemas de informação, em benefício dos cidadãos e dos fornecedores de soluções.
Gabarito: item correto.
Fonte: Patrícia Lima Quintão, Ponto dos Concursos
-
Perigosa essa questão, faltou a autenticidade. Acertei, mas parei um pouquinho antes de responder...
-
CERTO
DISPONIBILIDADE
Garante que uma informação estará disponível para acesso no momento desejado. Diz respeito à eficácia do sistema, ao correto funcionamento da rede para que quando a informação for necessária ela poderá ser acessada. A perda da disponibilidade se dá quando se tenta acessar uma informação e não se consegue o acesso esperado.
INTEGRIDADE:
Garante que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou violado indevidamente. Ou seja, mede a exatidão da informação e seus métodos de modificação, manutenção, validade. Há perda da integridade quando a informação é alterada indevidamente ou quando não se pode garantir que a informação é a mais atualizada, por exemplo.
CONFIDENCIALIDADE:
Garantir que a informação só será acessível por pessoas autorizadas. A principal forma de garantir a confidencialidade é por meio do controle de acesso (autenticação), já que este controle garante que o conteúdo da mensagem somente será acessado por pessoas autorizadas. A confidencialidade (privacidade) se dá justamente quando se impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo da mensagem. Refere-se à proteção da informação contra a divulgação não permitida. A perda da confidencialidade se dá quando alguém não autorizado obtém acesso a recursos/informações.
AUTENTICIDADE:
Garante a identidade de quem está enviando a informação, ou seja, gera o não-repúdio que se dá quando há garantia de que o emissor não poderá se esquivar da autoria da mensagem (irretratabilidade). Normalmente não entre como um dos pilares da segurança da informação, mas fica aqui para fechar o mnemônico DICA.
-
Estar incompleto para o cespe nem sempre significa erro
-
Os princípios da Segurança da Informação são Disponibilidade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade. Certificado Digital e Assinatura Digital são mecanismos da segurança da informação para garantir a autenticidade de um emissor.
Princípios da segurança da informação.
Confidencialidade: Garantia de que o acesso à informação seja obtido somente por pessoas autorizadas.
Integridade: Salvaguarda da exatidão e completeza da informação e dos métodos de processamento.
Disponibilidade: Garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário.
a) Confidencialidade: Não permitir que informações sejam reveladas a entidades não autorizadas.
b) Integridade: Mantém a informação correta, fidedigna, não corrompida.
c) Disponibilidade: Propriedade de uma informação estar acessível a entidade autorizada.
d) Autenticidade: Garante a identidade de quem está enviando a mensagem.
e) Irretratabilidade: (Não repúdio) Garante que o emissor não poderá negar posteriormente a sua autoria.